domingo, 24 de maio de 2020

*Artigo do governador Flávio Dino

Toda a luta de combate ao coronavírus, ao longo dos últimos meses, tem sido possível graças ao trabalho conjunto de muitos profissionais que dedicam as suas vidas em favor de milhares de outras. Reconheço cada um que tem sustentado as batalhas de todos os dias, mas hoje, em especial, quero destacar o trabalho excepcional realizado pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão.

Uma grande força-tarefa foi iniciada pelo Corpo de Bombeiros ainda antes da chegada da Covid-19 no Estado. Nos primeiros meses do ano, as chuvas atingiram diversos municípios maranhenses com muita intensidade. Com o preparo adequado, os bombeiros atuaram de forma determinante no salvamento de vidas, com retirada de pessoas das áreas de risco, estruturação de locais de alojamento para as famílias e auxílio na garantia de água e alimentos, minimizando as dificuldades da população afetada e mantendo contínuo monitoramento de chuvas e prevenção de desastres.

Diante do desafio de enfrentamento ao coronavírus, de igual modo, o trabalho do Corpo de Bombeiros tem sido fundamental para avançarmos. Em diversas frentes, os profissionais se dedicam diuturnamente em ações que vão desde campanhas de conscientização e desinfecção de espaços públicos até a necessária organização de filas das agências bancárias, por meio da Operação Distância Segura, evitando ao máximo possível a formação de aglomerações. Reforçamos o efetivo com a contratação de mais 200 bombeiros civis para auxiliar nesse trabalho, enfrentando um grande problema que, infelizmente, o Governo Federal nada fez para resolver.

Coube também aos nossos bombeiros militares o trabalho junto à população para distribuição de máscaras de proteção e cestas básicas a milhares de maranhenses que tanto precisam, em todas as regiões do Maranhão, de porta em porta. Agradeço imensamente a cada um desses profissionais que tem se dedicado a essas missões. O comprometimento e árduo trabalho nos enchem de esperança e fé de que, unidos, vamos vencer.

As dificuldades ainda são muitas. Os números na Ilha de São Luís nos apontam uma perspectiva melhor, a partir da concretização dos resultados do lockdown, indicando uma tendência de estabilização da curva de contágio e queda de letalidade. Entretanto, nas demais regiões a curva é crescente. Continuaremos os esforços de estruturação do sistema de saúde em todas as regiões do Estado, com incremento de leitos e equipamentos, contratação de profissionais e estabelecimento de protocolos de atendimento. Começamos com 232 leitos exclusivos para coronavírus e já chegamos a 1.500 na rede estadual.

Precisamos avançar com a conscientização na adoção das medidas sanitárias de prevenção. Distanciamento social, uso de máscaras e medidas de higiene devem ser rotina para todos. Isso é fundamental! Eu e toda a equipe, inclusive os bombeiros, seguimos obstinados para derrotarmos o coronavírus. Cada um fazendo a sua parte, vamos vencer!

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário