domingo, 3 de maio de 2020

*Artigo do governador Flávio Dino

É verdade que o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Maranhão tem exigido um árduo empenho do Governo do Estado em diversas frentes de trabalho. De domingo a domingo, estamos lutando por melhores condições de assistência na rede pública hospitalar, bem como adequada estrutura de trabalho aos profissionais da saúde.

Nesse cenário, a nossa equipe de Governo se organizou como um grande time, com ações específicas em suas áreas e também interrelacionadas, com vistas ao alcance do bem comum da população maranhense. É fato que apesar da complexidade do combate ao coronavírus e o quanto isso nos exige, as demais políticas públicas seguem sendo necessárias.

Neste dia, destaco muito especialmente a ampliação da nossa rede de segurança alimentar. Somente neste mês de abril, entregamos mais cinco Restaurantes Populares no Maranhão, com os quais alcançamos a marca de 50 unidades de segurança alimentar em todas as regiões do estado. Em 2015, eram apenas 6. Os novos restaurantes foram inaugurados em Pedro do Rosário, Araioses, Água Doce do Maranhão, Belágua e Milagres do Maranhão, todos municípios que estão entre aqueles de menor Índice de Desenvolvimento Humano e, portanto, que mais precisam de nossas ações. Com estas novas unidades, passamos a oferecer mais de 25 mil refeições por dia.

Sublinho que, nesse momento de necessários cuidados com a saúde, os restaurantes populares atuam como equipamento fundamental, porque alimentação de qualidade, equilibrada e inspecionada por nutricionistas, é garantia de melhor imunidade e saúde, o que mais desejamos garantir agora. Vale frisar que todos os restaurantes cumprem as medidas de prevenção ao Covid-19, com refeições disponibilizadas em embalagens descartáveis para consumo em casa. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório e há especial zelo com a higiene.

A ampliação dos restaurantes populares tem sido prioritária porque também representa auxílio para redução nas despesas das famílias que mais precisam, asseguram empregos de centenas de profissionais que trabalham em nossos restaurantes e ainda contribuem com a economia local, já que 30% dos produtos utilizados em nossas cozinhas são adquiridas dos agricultores familiares maranhenses.

Tenham plena certeza de que estamos, eu e minha equipe, fortemente empenhados em superar essa crise sanitária e econômica, seguindo com as indispensáveis políticas sociais. É uma verdadeira força-tarefa a favor da vida. Precisamos de união e solidariedade de todos. Cada um fazendo a sua parte, venceremos juntos.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário