segunda-feira, 11 de maio de 2020

Começou nesta segunda-feira (11) a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. No Maranhão, a imunização acontece nos municípios maranhenses com exceção dos que estão na Ilha de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), onde o serviço de vacinação está suspenso enquanto durar o decreto de lockdown. A medida visa minimizar os riscos de transmissão da Covid-19. 

“Ressaltamos que, com exceção das cidades que compõem a Ilha de São Luís, todos os demais municípios do Maranhão estão com suas salas de imunização abertas, respeitando as orientações de distanciamento, de forma segura para que sejam evitadas aglomerações e contaminações pela Covid-19”, diz a coordenadora do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo.

A terceira fase da campanha acontece do dia 11 de maio ao dia 5 de junho e o público-alvo será dividido em dois grupos com datas distintas de imunização para evitar o acúmulo de pessoas nos postos de saúde, reforçando as medidas preventivas contra a Covid-19.

Do dia 11 ao dia 16 de maio, serão imunizadas gestantes, puérperas de até 45 dias e pessoas com deficiência. Já do dia 18 de maio ao dia 5 de junho será a vez da imunização de professores de escolas públicas e privadas, e adultos de 55 a 59 anos de idade. A meta é vacinar nesta etapa aproximadamente 406.143 pessoas, número que corresponde a 90% do público alvo desta etapa da campanha.

Desde que começou a campanha, em março deste ano, já foram aplicadas nas duas fases anteriores em todo o Maranhão 1.049.648 doses da vacina, imunizando um total de 59,88% do público-alvo.

A coordenadora do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo, explica ainda que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% de todo o público alvo de todas as etapas da campanha. “Apesar de termos iniciado hoje a terceira fase da campanha, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, tanto da primeira quanto da segunda fase, que ainda não tenham se vacinado, podem procurar os postos de saúde para garantirem a sua imunização”, acrescenta Halice Figueiredo.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário