sexta-feira, 15 de maio de 2020

Diariamente, o projeto Vidas Salvas no Brasil pelo Isolamento Social atualiza os dados com o número de vidas salvas por região do país. No Maranhão, se mantidas as medidas preventivas de isolamento social, serão 1.608 vidas salvas nas próximas duas semanas, no período de 14 a 27 de maio, segundo estudo feito por professores da Unicamp.

Em recente entrevista ao portal Jornalistas Livres, o governador Flávio Dino comemorou a eficácia das medidas restritivas, especialmente no que diz respeito ao lockdown.

“Temos já uma mudança do caráter da curva, que está menos exponencial. Por isso as medidas preventivas são tão necessárias. Estamos usando todo o cardápio possível, desde março. Portanto estamos com dois meses de graus diferentes de restrição. E o saldo é positivo na medida (que o lockdown) que teve uma alta adesão social”, assegurou.

O maranhense Paulo José da Silva, professor doutor em Matemática e atualmente docente vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade de Campinas (Unicamp), é um dos autores do projeto. Ele afirma que o distanciamento social parece ser efetivo quando consideramos o Brasil inteiro, mas que começa a perder força lentamente, em algumas regiões.

“Essa é uma tendência leve no Sudeste, que concentra a maior parte dos casos, e também no Centro-Oeste e Sul, que perderam boa parte do ganho obtido anteriormente. No Norte e Nordeste, que já possuem regiões onde o sistema de UTIs está acima da capacidade, parecem ter entendido a dimensão do problema e passaram a adotar um distanciamento mais efetivo”, é o que diz o texto da pesquisa, atualizado diariamente.

Os dados divulgados nesta matéria levam em consideração a atualização feita no site até o dia 13 de maio, com a previsão de que serão salvas 1.608 pessoas no Maranhão, entre os dias 14 e 27 de maio. 

A pesquisa aponta ainda que, com base no isolamento social feito na última semana, pelas próximas duas semanas serão poupadas uma vida a cada 1,1 minuto no Brasil.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário