quarta-feira, 13 de maio de 2020

O pianista solista e acompanhador Daniel Lemos apresentará nessa quinta-feira, 14, às 20h, uma live inédita nas redes sociais do ‘Projeto Do Nosso Jeito’ (@cultura.ufma, cultura.ufma e @ufma.oficial). Musicista, pesquisador e professor de música na UEMA e UFMA, Daniel Lemos reunirá uma seleção de clássicos da música do Maranhão dos séculos XIX e XX.

‘Do Nosso Jeito’ é um projeto da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac). Para Daniel Lemos, as músicas do repertório fazem parte do acervo do projeto cultural ‘Piano Maranhense’, que teve origem em sua pesquisa artística de Doutorado em Música.

“Desde 2018 tenho me dedicado ao projeto cultural ‘Piano Maranhense’, procurando difundir a produção musical do Maranhão dos séculos XIX e XX, e que nos surpreendeu por sua riqueza. Você sabia que o Maranhão era um dos maiores polos culturais do Brasil no século XIX? Convido a todos para ouvir nessa quinta-feira, às 20h, algumas das grandes composições dessa época”, complementou Daniel Lemos.

PESQUISA

“Catalogamos e editamos cerca de 180 músicas para piano solo de compositores nascidos ou estabelecidos no Maranhão do século XIX aos dias atuais. Temos desde peças para teatros e salas de concerto a danças de salão, que deram origem à atual música popular do Brasil: polcas, valsas, schottisch (o atual ‘xote’), maxixe, samba e até foxtrote”, afirmou Daniel Lemos.

Doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), orientado pelo saxofonista Prof. Dr. Marco Túlio de Paula e o musicólogo Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Daniel Lemos é formado pela Academia de Música Lorenzo Fernandez em Macaé/RJ com a pianista Maria Luísa Urquiza Lundberg.

Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na classe do pianista Miguel Rosselini, mestre em Performance Musical pela UFMG, orientado pela pianista Ana Cláudia Assis e pelo pianista Prof. Dr. Maurício Veloso, Daniel Lemos reside em São Luís desde 2009 onde leciona música na UEMA e UFMA. Como pianista solista e acompanhador fez cem apresentações em 14 Estados do Brasil.

Informação: PW

0 comentários:

Postar um comentário