terça-feira, 5 de maio de 2020

Nesta terça-feira (5), Dia Mundial de Higienização das Mãos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) coloca em funcionamento pontos para lavagem das mãos em locais de grande circulação de pessoas em São Luís. O projeto Mãos Sempre Limpas faz parte do conjunto de estratégias que o Governo do Maranhão está adotando para prevenção ao coronavírus (Covid-19).

Na primeira etapa de implantação do programa, a Secid instalou pias de higienização em 10 pontos estratégicos da capital maranhense: Mercados Central, da Liberdade, da Cohab, do Bairro de Fátima e do Vinhais, além dos Terminais de Integração da Cohama, da Praia Grande, Terminal da Cohab, do São Cristovão e do Distrito Industrial. Ao todo, serão 30 pias disponíveis para a população que circula por esses locais.

Segundo explicou o secretário da Secid, Rubens Pereira Jr, a higiene das mãos é um ato reconhecido pela OMS como um dos mais efetivos na prevenção de doenças. “Por isso, em meio à pandemia do coronavírus e também fora dela, o que nos cabe é adotá-lo como um hábito permanente e frequente e, dessa maneira, nos unir para barrar o contágio”, disse. 

Os módulos sanitários, que serão fixos e permanecerão nos locais após o fim da pandemia, são compostos por lavatórios que garantem água limpa, sabão líquido e instruções para higiene adequada das mãos.

Combate à pandemia

Além do Programa Mãos Sempre Limpas, a Secid atua em diversas frentes para reforçar as ações do Governo do Maranhão no combate à Covid-19.

Os servidores estão realizando a Campanha do Bem, que reúne cestas básicas e produtos de higiene pessoal para distribuir em regiões de beneficiários da secretaria. Aproximadamente 300 famílias já foram assistidas.

Além disso, mais de 830 famílias atendidas pelo programa habitacional da Secid tiveram direito à tarifa zero para água nos próximos dois meses. Foram contempladas 288 famílias do Residencial Camboa, 224 do Residencial Monte Castelo e 320 do Residencial Fé em Deus, em São Luís.

A campanha com slogan “Corona no Paredão – Fome Não”, promovida pela organização social Cores do Mara, em parceria com a rede Gerando Falcões, também passou a contar com o apoio da Secid. Mais de 200 famílias de programas da Secretaria receberam um cartão alimentação no valor de R$ 300. 

A Secid também iniciou as vistorias nos apartamentos do Residencial José Chagas, no bairro da Ilhinha, em São Luís. Nesta etapa, os beneficiários atestam a qualidade das obras e assinam o contrato junto à Caixa Econômica para, em seguida, ocupar as unidades. 

Por conta da pandemia do coronavírus, a Secid se esforça para entregar os apartamentos às famílias que se encontram em risco social.

Informação: MA.gov 

Um comentário:

  1. Incrivel a iniciativa da Secid. PARABÉNS ao secretário Rubens jr e toda equpe

    ResponderExcluir