terça-feira, 5 de maio de 2020
Operação iniciada nesta terça (5) reúne equipes da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Blitz Urbana, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, entre outros órgãos municipais


Desde o início da manhã desta terça-feira (5) a Prefeitura de São Luís está com equipes em diversos pontos da cidade fiscalizando a circulação de pessoas e veículos na cidade. Operação reúne equipes da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Blitz Urbana, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) entre outros órgãos municipais em cumprimento ao Decreto Estadual Nº 35.784/2020, que atende a decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís determinando o bloqueio mais rigoroso no funcionamento dos serviços públicos, comércio e outras atividades não essenciais nos próximos 10 dias na Ilha de São Luís (lockdown). Neste período, apenas os serviços essenciais irão funcionar na capital, para evitar aglomerações e reduzir a contaminação comunitária do novo coronavírus.

O trabalho executado pela Prefeitura é disciplinado por meio de decreto municipal baixado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior na manhã de segunda-feira (4). “Equipes da Prefeitura estão nas ruas desde cedo fiscalizando o cumprimento das medidas restritivas determinadas pela Justiça nas áreas de trânsito de pessoas e de atividades que não sejam de serviços essenciais. Apenas os serviços essenciais irão funcionar na capital nos próximos dez dias, para evitar aglomerações e reduzir a contaminação comunitária do novo coronavírus. Recomendo à população que evite sair às ruas caso não seja estritamente necessário”, disse o prefeito Edivaldo.

Desde as primeiras horas da manhã foram feitas barreiras e interdições nas principais avenidas de São Luís. Agentes de trânsito disciplinaram o fluxo de veículos nas pontes do São Francisco e Bandeira Trubuzi, nas avenidas Marechal Castelo Branco, Beira-Mar, Carlos Cunha, Anel Viário e outros pontos de grande circulação de veículos na cidade.

Durante a operação, os condutores e passageiros foram abordados pelos agentes de trânsito para verificar se o deslocamento estava de acordo com o que determinam a decisão judicial e os decretos estadual e municipal que disciplinam o lockdown em São Luís. Também foram feitas abordagens no transporte coletivo para verificar se estavam sendo cumpridas determinações como o uso de máscaras por passageiros, motoristas e cobradores, além da proibição do transporte de pessoas em pé.


REGRAS

Os mercados de São Luís também foram fiscalizados. De acordo com o decreto municipal que estabelece as normas para funcionamento destes estabelecimentos durante o lockdown, feirantes e consumidores devem estar de máscara, o acesso aos mercados é restrito a uma pessoa por família e deve ser respeitada a distância mínima de 2 metros entre os consumidores. As medidas são para evitar a aglomeração nestes espaços. 

Este trabalho segue até o dia 14 deste mês com o objetivo de restringir ao máximo possível a circulação de pessoas em São Luís. Apenas quem exerce atividade essencial como profissionais de saúde, agentes de trânsito, de limpeza urbana, profissionais das forças de segurança, entre outros, podem se deslocar pela cidade no trajeto entre sua residência e seu local de trabalho.


Podem sair também quem necessitar comprar alimentos, ir às farmácias, unidades de saúde e outras atividades essenciais. Em todos os casos  é necessário que haja comprovação da necessidade do deslocamento. A circulação de veículos particulares também só pode ocorrer nestes casos específicos. O comércio não essencial também segue fechado durante o período.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário