sexta-feira, 1 de maio de 2020
Data alerta a população sobre os perigos da automedicação e da importância de se consultar um farmacêutico para uma informação segura evitando riscos à Saúde.


Na próxima terça-feira, 05, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é comemorado em todo o país. A data foi criada para alertar a população sobre a importância de se usar adequadamente o medicamento e ressaltar os riscos à saúde causados pela automedicação e seu uso indiscriminado.

Marcando o calendário sobre a importância do tema, principalmente, neste momento de enfrentamento em que estamos atravessando a pandemia do coronavírus, e o período da quarentena faz-se necessário; e o Conselho Regional de Farmácia do Maranhão lança campanha para conscientizar a população para o uso responsável de medicamentos. Pois é notório o risco da automedicação. Nunca devemos usar medicamentos por conta própria, nem mesmo os de venda livre de prescrição. Usar aquele remédio que um amigo indicou ou aproveitar a dica de um parente sobre um medicamento que ele já utilizou não são as melhores formas de lidar com um problema de saúde.

É preciso que a população incorpore o conceito de farmácia previsto na Lei nº 13.021, em vigor desde 2014. Medicamento não é um produto qualquer e farmácia não é um simples comércio. Farmácias são estabelecimentos de saúde. Antes de usar qualquer medicamento, a atitude correta é consultar o farmacêutico.


O uso de medicação por conta própria é considerado um problema de saúde pública no Brasil e no Mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. “Se for antibiótico, a atenção deve ser redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos”, alerta a professora Dra. Gizelli Santos, Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão. E acrescenta: “Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. Esse uso pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte”.


Procure sempre um profissional Farmacêutico para orientá-lo quanto ao uso de medicamentos.  Os farmacêuticos são os profissionais da saúde mais acessíveis. É o profissional capacitado para orientar e informar a população. Tanto nos laboratórios na realização de exames, hospitais quanto nas farmácias. São 135 áreas de atuação, inclusive pesquisa, fiscalização e vigilância sanitária.

Eles estão na linha de frente. Por exigência legal, toda farmácia é obrigada a ter a presença do farmacêutico durante todo o seu período de funcionamento. Basta consultá-lo para ter uma orientação segura sobre seus serviços, e ao detectar um caso suspeito de coronavírus ou de qualquer outra doença potencialmente relevante, transmissível ou não, este profissional vai encaminhar o paciente a outro profissional ou serviço de saúde. Todos os serviços e precauções devem estar de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Informação: Vanessa Serra 

0 comentários:

Postar um comentário