quinta-feira, 18 de junho de 2020

O Observatório do Turismo do Maranhão entrou para a lista formal de Observatórios de estados da plataforma do Ministério do Turismo (MTur). A inclusão na plataforma nacional foi concretizada após a apresentação do novo portal do Observatório do Maranhão juntamente com a operacionalização das atividades e o conjunto de resultados obtidos pelo projeto. 

A seleção do projeto maranhense foi concretizada após um mês e meio de análise minuciosa da apresentação realizada pela equipe técnica coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur).

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, destacou a importância da inclusão do Observatório do Turismo do Maranhão nas redes de informações do MTur para concretizar a seriedade e a publicidade das informações sobre as pesquisas realizadas pela equipe técnica e parceiros.

“E com muita alegria e satisfação que acolhemos essa novidade e a decisão do Ministério do Turismo em dar a devida importância as pesquisas de demanda turística do nosso estado como fator essencial para traçar estratégias de gestão e para conhecer melhor as necessidades dos turistas do nosso país”, frisou o secretário.  

Novo portal do Observatório

Para consolidar as pesquisas sobre movimentações turísticas e informações sobre as avaliações de ofertas de serviços no segmento, a Setur-MA, lançou em abril deste ano, o portal do Observatório do Turismo do Maranhão que que pode ser acessado em https://observatorio.turismo.ma.gov.br. O site disponibiliza acesso a gráficos, perfis de visitantes e de segmentos ligados ao trade turístico, arquivos disponíveis para downloads. Além de acesso a outras plataformas digitais, pesquisas de satisfação do turista, fluxo de passageiros, acompanhamento da oferta de atratividade dos polos turísticos, dos modais de transporte, da ocupação hoteleira, do artesanato, entre outros setores.

A supervisora de pesquisa do Observatório do Turismo, Hanna Coelho, enalteceu o trabalho dos parceiros como a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís e diversas instituições de ensino para desenvolver as pesquisas e disponibilizar os boletins produzidos.

“Os últimos oito meses foram de intenso trabalho para ampliar os resultados obtidos pelo Observatório. A coordenação executiva criou em parceria com a SEATI o novo portal que possibilita aos visitantes o acesso direto a todos os boletins produzidos. As pesquisas acerca da demanda turística foram aperfeiçoadas e estudos de oferta consolidados. As parcerias já existentes foram fortalecidas e novas estão a caminho para que, juntos, possamos ir ainda mais longe”, destacou Hanna Coelho.

Observatório do Turismo

O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações acerca do Turismo coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo em parceria com diversas entidades como instituições de ensino, institutos de pesquisa, secretarias municipais e estaduais.

Desde 2016 é um instrumento de planejamento e gestão disponibilizando informações e dados sistematizados, que possam contribuir com o desenvolvimento turístico do estado. O objetivo das pesquisas de demandas realizadas é levantar o perfil do turista que vêm conhecer o Estado.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário