terça-feira, 2 de junho de 2020
Obra, executada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior com a parceria do IPHAN, soma-se ao amplo programa de revitalização do Centro Histórico que tem resgatado a beleza de importantes espaços históricos da cidade


A Prefeitura de São Luís avança na execução das obras de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo e entorno, pontos importantes do Centro Histórico da capital. Os serviços, que tem a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e  seguem as normas sanitárias de combate ao novo coronavírus (Covid-19), fazem parte do macroprograma São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, e que estão se somando ao amplo pacote de revitalização do Centro Histórico de São Luís implantado em sua gestão com dezenas de ações, já executadas e em andamento, em diversos pontos da cidade.

"A revitalização desses espaços é mais uma importante obra para São Luís e para população e soma-se ao amplo pacote de revitalização do Centro Histórico visando a preservação de toda beleza e riqueza arquitetônica do local. Com a obra, o trânsito de veículos na região será reestruturado, privilegiando os acessos para pedestres e promovendo mais acessibilidade”, ressaltou o prefeito Edivaldo acrescentado que o investimento no Centro da capital é o maior dos últimos 30 anos.

Nesta semana, está em andamento a recomposição do piso em frente à Igreja do Carmo, que foi todo retirado e está sendo substituído por um calçamento feito de granilite (pó de granito), o mesmo material utilizado na reforma do Complexo Deodoro. Além disso, estão sendo feitas a remoção dos bancos de madeira e de concreto (para restauração), retirada dos blocos de pedra portuguesa e construção da rampa de acesso para a Igreja do Carmo.


Outra frente de trabalho tem como objetivo refazer os meios-fios e calçamentos das ruas ao entorno da praça. Ainda nesta semana será iniciada a retirada dos blocos de concreto e asfalto das ruas no perímetro do Largo, que terão pavimentação restaurada com paralelepípedos, para que retomem aspectos originais arquitetônicos.

Os serviços estão sendo acompanhados de perto pelo IPHAN, órgão federal responsável pela preservação do patrimônio da cidade tombado pela Unesco. “A reforma deste espaço público segue a linha que temos adotado para outros pontos históricos da cidade, cujos projetos têm como propósito preservar os aspectos originais arquitetônicos e urbanísticos, ao mesmo tempo que traz um traço de modernização, adaptando-os às necessidades atuais de mobilidade e acesso para idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas com capacidade de locomoção limitada”, destacou o superintendente do órgão no Maranhão, Maurício Itapary.

“A reforma da Praça João Lisboa e Largo do Carmo é uma obra estruturante, que vai ser executada por meio de várias frentes de trabalho, que vão desde a troca de todo o piso, a readequação da parte viária, ou seja, os veículos terão um novo fluxo de trânsito e também a requalificação da praça de forma total. Enfim, vamos recuperar todos os elementos da praça, ou seja, é uma obra extremamente importante”, explicou o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho.


NOVO AMBIENTE

O projeto de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo e entorno contemplam um novo projeto paisagístico e mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e abrigos, além de nova iluminação, que permite que os locais possam ser frequentados pela população também no período noturno. O antigo relógio do Largo do Carmo será restaurado, assim como a estátua em homenagem ao escritor João Lisboa, que fica na praça que recebe o mesmo nome. Os demais monumentos históricos dos logradouros também serão restaurados.

As obras de intervenção compreendem ainda a ampliação dos espaços para pedestres, com adequação total às normas de acessibilidade; a uniformização do pavimento das vias que serão em paralelepípedos; além de maior percepção da amplitude do espaço urbano e da riqueza do conjunto arquitetônico dos logradouros.

O projeto prevê também a criação de uma rampa de acesso entre o Largo e a Igreja do Carmo e o reordenamento do serviço de engraxate, para desenvolvimento da atividade tradicionalmente realizada há décadas no espaço. Todos os elementos vão compor os cerca de 12 mil metros quadrados de área restaurada. O abrigo do Largo do Carmo será mantido e restaurado para preservar as características arquitetônicas art dèco da marquise do prédio.


PROGRAMA

As reformas do Largo do Carmo e Praça João Lisboa integram o programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo em agosto do ano passado e que abrange um leque de ações nas áreas de infraestrutura como reformas de praças, mercados, logradouros públicos, unidades de saúde e ainda pavimentação de ruas e avenidas de diversos bairros da cidade.Trata-se do maior programa de urbanização já implementado nas últimas décadas em São Luís. Somente no Centro, estão em andamento, além das reformas da Praça João Lisboa e Largo do Carmo e entorno, obras no Parque do Bom Menino, praças da Saudade, Misericórdia e da Bíblia, reforma do Mercado da Praia Grande e construção da Praça das Mercês. 

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário