sexta-feira, 19 de junho de 2020
Projeto Arraiá Volante do SESI-MA apresenta grupos de diversos sotaques


SÃO LUÍS – O Bumba Meu Boi do Maranhão é Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecimento dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por constituir um complexo cultural que compreende uma variedade de estilos, multiplicidade de grupos e, principalmente, porque estabelece uma relação intrínseca entre a fé, a festa e a arte, fundamentada na devoção aos santos juninos, nas crenças em divindades de cultos de matriz africana e na cosmogonia e lendas da região.


No Maranhão existem mais de 300 grupos de Bumba Meu Boi nos diversos sotaques, que animam os arraiais das cidades ao longo do mês de junho. Esse ano, com a pandemia, curtir o São João só literalmente de casa, seja por lives, ou pelo Arraiá Volante do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA, que transformou seu arraial, um dos mais tradicionais da Grande Ilha de São Luís, e levou todo o brilho, a magia e a alegria da festa junina para dentro dos condomínios da capital maranhense.


De forma resumida, o batalhão de antes formado por 120 pessoas, deu lugar a um grupo de apenas 14 pessoas, todos paramentados com figurino colorido, máscaras de proteção para garantir a segurança e muita animação que garantiu o mesmo brilho dos anos anteriores. São músicos, cantores, dançarinos e o boi, personagem principal da festa, que levam a alegria do São João para quem estava com saudade dessa celebração de São João.


O projeto “SESI Arraiá Volante”, foi oficialmente lançado na última quarta (17/6), no condomínio Rio Pericumã, no bairro Cutim Anil, com a apresentação do Bumba Meu Boi de Axixá, um dos mais tradicionais do Maranhão (com 60 anos de história) no palco da unidade móvel do Caminhão da Cultura do SESI.


“É muito valiosa essa oportunidade que o SESI está nos dando de ter um São João em um formato diferente, mas que vai matar um pouco a saudade das pessoas. Levar alegria para as pessoas que estão só pensando nessa pandemia. Assim a gente muda o foco, ainda mais, com o São João que é uma festa nossa! Obrigado ao SESI por ter proporcionado esse momento para nós do Boi de Axixá e para a comunidade!”, destacou a presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, filha do fundador do boi e um dos ícones da cultura maranhense, Francisco Naiva.


APRESENTAÇÕES – Acontecem de forma gratuita nos condomínios previamente agendados pela entidade. Essa semana, mais dois condomínios se transformam em arraial com as apresentações dos bois de Maracanã e Brilho da Ilha.


“O arraial volante do SESI é mais uma iniciativa da instituição visando minimizar os impactos emocionais e psicológicos causados pelo distanciamento social, além disso buscamos fortalecer a marca da cultura junina maranhense tão forte e arraigada no nosso Estado e dizer que o SESI também é cultura e que estamos ao lado dos ludovicenses para superar essa crise”, destacou o superintendente regional do SESI, Diogo Lima lembrando que o bumba meu boi retrata toda essa diversidade, pois congrega diversos bens associados em uma única manifestação: performances musicais e teatrais, design e artesanato. É um bem que sintetiza toda a riqueza cultural que o Maranhão possui.


Luciano Mota dos Santos, subsíndico do condomínio Rio Pericumã, avalia como positiva essa iniciativa do SESI. “Tendo em vista que o Bumba Meu Boi faz parte da cultura maranhense e nesse ano em que as recomendações são de ficar em casa, vivendo o isolamento social, e  que não teremos a nossa tão sonhada festa junina, quando o SESI vem e traz um boi para dentro do condomínio, proporcionando essa alegria, esse momento cultural eu parabenizo e vejo como uma excelente ideia!”, destacou Santos.


Da janela dos apartamentos ou mesmo no pátio do condomínio, mantendo todas as regras de segurança e saúde, os moradores com máscaras, e de todas as idades apreciaram a festa reservada de São João. A pequena moradora Melissa Soares Freitas, de 7 anos, estava vestida a caráter, e dançou muito ao som do boi. “Eu gostei muito da música, das fantasias deles. Eu nunca tinha visto assim um boi no condomínio, sempre só nos outros lugares. Eu gostei muito e dancei bastante”, revela Melissa.

O BOI - Protagonista no bumba meu boi é literalmente o boi, representado por uma armação de madeira coberta de pano, que imita o animal verdadeiro, feito com canutilhos e miçangas. Debaixo dele, fica um dançarino, o miolo, que precisa ser muito hábil para cumprir os movimentos entendidos como corretos, pelos amos e público.


Jailton Silva, miolo do boi de Axixá, destacou a oportunidade dada pelo SESI. “O SESI está proporcionando muita alegria ao trazer o São João para quem está em isolamento social. Como brincante do boi, me encho de orgulho participar dessa iniciativa do SESI!”, disse Silva.

O morador Telêmaco Bessa, de 70 anos, agradeceu muito pelo momento. “Só quero agradecer por essa brincadeira junina que trouxe alegria para tirar a nossa tristeza”.

“Estamos passando por uma situação inédita com essa pandemia em que só vivemos em casa e hoje ter um grupo de bumba meu boi em casa, praticamente, é uma surpresa maravilhosa”, disse a moradora Nelma Sampaio.

HISTÓRIA DA LENDA DO BUMBA MEU BOI - Foi inspirada na lenda da Mãe Catirina e do Pai Francisco (Chico). Mãe Catirina e Pai Francisco são um casal de negros trabalhadores de uma fazenda. Quando Mãe Catirina fica grávida, ela tem desejo de comer a língua de um boi.

Empenhado em satisfazer a vontade de Catirina, Chico mata um dos bois do rebanho, que, no entanto, era um dos preferidos do fazendeiro. Ao notar a falta do boi, o dono pede para que todos os empregados saiam em busca dele.

Eles encontram o boi quase morto, mas com a ajuda de um curandeiro ele se recupera. Noutras versões, o boi já está morto e com o auxílio de um pajé, ele ressuscita. A lenda, dessa maneira, está associada ao conceito de milagre do catolicismo ao trazer de volta o animal. Ao mesmo tempo, mostra a presença de elementos indígenas e africanos, tal como a cura pelo pajé ou curandeiro e a ressurreição. A festa do Bumba Meu Boi é celebrada para comemorar esse milagre.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário