sexta-feira, 19 de junho de 2020

‘Retomada Segura do Setor de Hospedagem’ foi o tema da capacitação para o trade turístico do Polo Lençóis e Delta realizada na quinta-feira, 18 de junho. A videoconferência, organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), teve o objetivo de qualificar os meios de hospedagem sobre as adequações e protocolos em virtude da reabertura gradual do Turismo. As qualificações foram ministradas pelos agentes da Vigilância Sanitária Estadual.

Segundo o secretário de Turismo, Catulé Júnior, o Governo do Estado está atento e buscando ajudar todo o trate turístico a superar a crise sanitária e a realização da qualificação, auxiliará na prevenção da propagação do vírus. “Atendemos um pedido da ABIH, Seccional Barreirinhas, entramos em contato com a Vigilância Sanitária Estadual para oportunizar a qualificação ao setor de meios de hospedagem e restaurantes. O hóspede sempre desejou se sentir acolhido pelo meio de hospedagem e hoje precisa também se sentir seguro, as novas práticas devem ser implementadas para a segurança de todos”, afirma Catulé Júnior.

As mudanças e adaptações para os ambientes externos e internos dos estabelecimentos e ações criativas que estão acontecendo em diversos locais do mundo foram apresentadas pelos instrutores da oficina. “É preciso entender os novos hábitos de consumo. É preciso adaptar-se para o “novo normal”, afirmou o superintendente de Vigilância Sanitária do Maranhão, Edmilson Silva Diniz.

As boas práticas de prevenção devem ser seguidas pelos funcionários, hóspedes, prestadores de serviços e profissionais da saúde que forem atender no estabelecimento. Dentre os novos protocolos, estão às questões de limpeza dos ambientes, uso de máscara de pano nos ambientes de circulação comum, aferição a temperatura dos colaboradores e hóspedes.

Para o setor gastronômico falou-se sobre a alimentação e os serviços a La carte, a higienização dos utensílios, sendo evidenciando a atenção com as pousadas que servem café da manhã e que cada empreendimento tenham placas fixadas nos estabelecimentos com os protocolos sanitários adotados em virtude da Covid-19.

A sócia proprietária do Aquarela Hostel que recebe estrangeiros com muita frequência em Barreirinhas, Bianca Pinto Mendes, destacou a importância do trabalho de conscientização. “Mudanças são sempre bem vindas, neste momento se faz mais que necessária, é possível agregar todos os protocolos, mesmo mudando as nossas rotinas, mas buscando nos proteger e proteger o outro.”, disse Bianca.

Da mesma forma, depois de ouvir as orientações no videoconferência, Weder Silva Machado, sócio proprietário da Pousada Delta Village de Tutoia-MA, no Polo do Delta das Américas, se disse aliviado em saber que há uma preocupação com o controle e prevenção ao vírus. “Um curso maravilhoso, é bom saber como agir e é importante para que todos tiremos algumas dúvidas e procedam da mesma forma”, disse ele.

Para finalizar, depois dos protocolos serem apresentados, abriu-se a palavra para perguntas e dúvidas. Enfatizando que todos os municípios devem se adequar aos protocolos e que as vigilâncias municipais irão fiscalizar os empreendimentos locais para verificar o funcionamento e o cumprimento das medidas.

Estiveram presentes ainda empreendedores do turismo e da cultura e conselheiros de ambos os setores do Polo Lençóis e Delta.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário