segunda-feira, 15 de junho de 2020
M 9.2

A incidência de doenças na fase infantil é alarmante. Conscientizar e mostrar a direção para uma vida saudável é de suma importância para amenizar esse problema. Diante disso, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou um projeto intitulado “Semeando Leitores: Mediação de leitura na primeira Infância com enfoque na valorização de hábitos alimentares saudáveis”.

O trabalho foi apoiado pelo Edital Acolher da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) e objetivou promover a mediação da leitura em crianças da primeira infância com utilização de livros infantis ilustrativos, músicas e brincadeiras sobre os alimentos, buscando a conscientização e a promoção de saúde de forma atraente, simples e educativa.

Para o desenvolvimento da ação foram utilizados vídeos infantis sobre os alimentos; debates sobre alimentação saudável; atividades de desenhar, pintar, escrever e ler; leitura de cartilha sobre os alimentos mais comum, onde continha informações sobre as cores, sabores e utilizações.

M 9.1

De acordo com a bolsista Nayka Ataides, os resultados possibilitaram que alguns alunos aperfeiçoassem a leitura. Os alunos se conscientizaram e demostraram que estão se alimentando de forma mais saudável, transmitindo os conhecimentos aprendidos dentro da sala de aula, para as outras crianças e para a própria família.

“Com esse estudo comprovou-se que didáticas aplicadas nas escolas infantis contribuem para que as crianças tenham uma base forte sobre a forma correta de se alimentar e consequentemente, diminuir futuros problemas de saúde, tornando-os adultos saudáveis”, enfatizou Nayka Ataides.

O projeto foi desenvolvido pela professora Adriana Araujo Diniz – Campus Balsas e pelos bolsistas: Nayka Uga Ferreira da Cruz Ataides, Emerson Franco Xavier Ramalho, Tardelli Rocha Fereira graduandos do Curso de Agronomia, do Campus Balsas e o Engenheiro Agrônomo, Antônio Santana Batista de Oliveira Filho, graduado pelo Curso de Agronomia – Campus Balsas e Mestrando em Agronomia (Produção Vegetal), na Universidade Estadual Paulista-UNESP.

Informação: UEMA 

0 comentários:

Postar um comentário