quarta-feira, 10 de junho de 2020

O ator maranhense Domingos de Almeida apresentará a cena vencedora do Festival Virtual Cenas Curtas de Teatro do LuAr nessa quinta-feira (11), às 20h, nas redes sociais da Universidade Federal do Maranhão (@cultura.ufma e ufma.cultura). Com 'Seguindo em Frente', adaptação do monólogo 'Filho da Coragem, Filho do Nordeste', de Raul Lenk, Domingos de Almeida venceu o  festival nacional, realizado pela Escola Lugar de Arte (LuAr), no Rio de Janeiro/RJ.

Maranhense de Alto Alegre do Pindaré, Domingos de Almeida é graduado em Jornalismo pelo Campus de Imperatriz da Ufma, mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Unila (PR), e doutorando na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquisa o tema 'Culturas e Identidades na América Latina'. "A vitória no Festival de Teatro aqui no Rio de Janeiro é o reconhecimento ao meu trabalho de anos", disse Domingos de Almeida.

DO NOSSO JEITO


A apresentação integra o Projeto Do Nosso Jeito, realizado pela Ufma, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac). O projeto oferece programação multicultural online com apresentações musicais, performances artísticas, oficinas e palestras de personalidades ligadas à arte e à cultura. Informações acesse www.cultura.ufma.br ou @cultura.ufma e ufma.cultura.

O anúncio do prêmio foi realizado na noite da última quarta-feira (03), em transmissão ao vivo na página da Luar, no Instagram. Escolhida pelo público, por meio de votação eletrônica na página da LuAr, também no Instagram, a cena vencedora concorreu com trabalhos teatrais de vários estados brasileiros. Único representante do Maranhão no festival, Domingos de Almeida é ator desde 2008.

SAIBA MAIS!

Por Domingos de Almeida

Sobre o ator

Sou ator desde 2008, quando iniciei minha carreira na Companhia de Teatro Primeiro Ato, de Alto Alegre do Pindaré/MA. Formei-me em Jornalismo na UFMA de Imperatriz, em 2015, cursei mestrado na Unila/PR entre 2016 e 2017 e, atualmente, estudo doutorado em Mídia e Cotidiano na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Participei de dezenas de espetáculos de teatro, dentro os quais: 'Otelo para todos os brasileiros', 'A Rainha da Cocada Preta', 'Que trem é esse?', 'Paixão de Cristo', 'O sonho de Xica do Cerrado', 'Paca, Tatu, Cotia? Não!', entre outros.

No universo audiovisual, participei do longa-metragem sobre a comunidade de Piquiá de Baixo, em Açailândia/MA e os curtas-metragens 'Marta', gravado no Rio de Janeiro, e 'Cubiertos/Talheres', gravado na Espanha. Além disso tenho alguns pequenos monólogos no canal que mantenho no YouTube: Prosa em Movimento.

Concepção da cena

Estava buscando um texto curto para gravar para o meu canal no YouTube, durante um projeto que estava desenvolvendo chamado, Recital Poemas em Línea, que consistia em publicar um poema recitado em vídeo durante 30 dias. Nessa busca encontrei esse texto na página do autor Raúl Lenk no facebook e me identifiquei de imediato, porque traz um enredo muito próximo da minha realidade de nordestino que teve que deixar a família para estudar fora. Então fui buscar elementos de quando morava no interior do Maranhão para compor a encenação. O que estou comendo no vídeo é banana com leite e farinha, que comia com muita frequência com meus irmãos/irmãs no café da manhã.

Sobre a premiação

Participei do Festival de Cenas Curtas de Teatro, promovido pela Escola Lugar de Arte (LuAr). A premiação foi o título e um valor em dinheiro, além de brindes dos parceiros do festival, a exemplo de oficinas de teatro e ensaio fotográfico. Essa premiação traz um incentivo para continuar investindo na minha carreira de ator. Acredito que mais importante que o prêmio, foi a repercussão que teve essa cena. Recebi comentários muito bonitos de pessoas que não conhecia, inclusive, de colegas que estavam concorrendo ao festival. Tão logo passe essa pandemia quero retomar os estudos de teatro e cinema e ingressar em novos projetos.

Reconhecimento

Nós, que trabalhamos para o público estamos constantemente sendo julgados e, às vezes, isso nos deixa inseguro. Mas quando vem o reconhecimento a gente se sente recompensado pelo tempo dedicado à carreira. Essa premiação chega para coroar a minha trajetória de anos no teatro. Sei que ainda é apenas um começo, mas um bom começo.

Agradecimentos

Agradeço a todas as pessoas que assistiram ao vídeo curtiram e comentaram. Foram centenas e eu fiz questão de responder a todos e todas. Atuar é uma arte difícil e que a gente faz por amor buscando sempre o reconhecimento de quem nos assiste. E com esse vídeo eu tive um retorno incrível. Quem ainda não viu e quiser assistir só acessar minhas redes ou meu canal.

Mensagem

Na minha trajetória de ator tenho alguns trabalhos dos quais me orgulho muito e acho que essa cena é resultado desse processo. Busquei homenagear o Nordeste, a nossa identidade nordestina e relembrar cada 'Filho da coragem, Filho do Nordeste' que precisaram encarar a vida longe da família para conseguir o diploma e possibilitar uma vida melhor à família. O personagem não tem nome justamente porque ele está presente em muitas histórias de vidas. Esse prêmio vem em um momento difícil com essa pandemia, em que todos nós que trabalhamos com arte estamos buscando formas de continuar.

Informação: PW

0 comentários:

Postar um comentário