terça-feira, 14 de julho de 2020

Para tentar diminuir os impactos causados no Turismo por conta do coronavírus, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) iniciou ações para amenizar a crise no setor hoteleiro e de restaurantes e também de profissionais como guias de turismo e artesãos.

Segundo o secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, com o início da crise sanitária, o Governo do Estado buscou amenizar a situação com auxílios ao trade e constantes discussões de ações para minimizar o prejuízo do momento.

Muitos trabalhadores do turismo se viram sem trabalho e sem renda e, a Setur, em um primeiro instante, fez a entrega de 800 cestas básicas aos profissionais do turismo. A iniciativa beneficiou pilotos de lanchas, condutores de veículos (toyoteiros) e de passeios, guias turísticos e artesãos dos polos São Luís e Lençóis Maranhenses.

Em março deste ano lançou 5 editais e 4 Programas para auxílio ao turismo: Tour Ilha do Tesouro (hospedagem e restaurantes de São Luís), Press Trip Desvenda Maranhão (hospedagens do interior), Nosso artesanato (artesãos) e City Tour de Encantos (guias de turismo). 

Com o edital Tour Ilha do Tesouro foram selecionadas propostas para o fornecimento de voucher com diárias incluindo hospedagem e o fornecimento de café da manhã e refeições, a fim de contemplar o setor hoteleiro e os restaurantes nas cidades de São Luís.

No edital Press Trip Desvenda Maranhão, a Setur realizou o credenciamento para serviços de hospedagem nos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Carolina e Riachão, onde os vouchers serão utilizados através de viagens promocionais com artistas, blogueiros, digital influencers, jornalistas, imprensa nacional e internacional, quando tudo se normalizar.

Já com o Programa City Tour de Encantos, guias de turismo foram selecionados e desenvolveram passeios gravados em atrativos turísticos do estado para mostrar as belezas do Maranhão. Os vídeos estão sendo exibidos todas as quartas-feira, no integram e no Youtube da Setur Maranhão.

Em abril, a Secretaria de Estado do Turismo lançou o portal do Observatório do Turismo do Maranhão com o objetivo de apresentar pesquisas sobre movimentações turísticas e informações sobre as avaliações de ofertas de serviços no segmento e, em junho, ganhou reconhecimento do Ministério do Turismo (Mtur) que inclui o Observatório maranhense na plataforma nacional.

Com a crise sanitária, o Programa Mais Qualificação, Mais Turismo, desenvolvido pela superintendência de Qualificação profissional da Setur, foi ramificado para a plataforma EAD com o objetivo de dar suporte a cadeia produtiva do Maranhão, oportunizando capacitação no período de pandemia para os profissionais de turismo do estado se qualificarem e também, de acordo com os conteúdos que foram adequados a nova realidade, preparando técnicas e estratégias para a retomada da atividade.

Com boa aceitação e devido ao grande número de inscritos, a Setur aumentou o número de vagas ofertadas para os cursos à distância de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos (20 horas), Estratégias de Atendimento no Turismo (20 horas), Vendas Inteligentes para Artesãos (20 horas) e Vendas Inteligentes para Bares e Restaurantes (16 horas).

CEPRAMA

Conhecido como a vitrine do artesanato maranhense, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), manteve-se fechado para visitações e comercialização do artesanato, durante o período de pandemia.

No dia 1º de julho, conforme último decreto editado pelo Governo do Estado, que estabelece regras para retomada do comércio, o Ceprama, por meio da Secretaria de Estado do turismo (Setur), estabeleceu os protocolos mínimos para garantir a retomada das atividades presenciais administrativas e de comercialização de produtos artesanais. 

Com retomada gradual as atividades de atendimento ao público estão acontecendo em horário reduzido das 09h às 13h.

AQUISIÇÃO DE PEÇAS DE ARTESANATO

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) lançou edital de credenciamento em março e adquiriu 2 mil peças de artesanato produzidas por artesãos a partir de peças de cerâmica, madeira, azulejaria, souvenir, palha de buriti, rendas de bilro, biojóias, entre outras tipologias tipicamente maranhenses.

As peças adquiridas irão compor o kit promocional de divulgação dos destinos turísticos do Maranhão em outras cidades do país e serão distribuídos em eventos e recepções aos visitantes do nosso Estado. 

Foram selecionados produtores de nove municípios: São Luís, Raposa, São José de Ribamar, Grajaú, Amarante, Alcântara, Barreirinhas, Santo Amaro e Imperatriz.

SÃO JOÃO DIGITAL

O Maranhão é conhecido como estado que tem um dos principais festejos juninos no Brasil que encanta pelos ritmos, apresentações envolventes e diversas riquezas festejadas em louvor a São João.

Por conta da pandemia, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Sebrae Maranhão realizaram o São João “em casa”, permitindo a vivencia dos festejos juninos com a gastronomia e artesanato típicos característicos do período, por meio do São João Digital que aconteceu de 23 a 26 de junho. 

A iniciativa contou com uma programação especial de oficinas gastronômicas e de economia criativa, transmissões ao vivo, apresentações culturais, entre outras.

REABERTURA 

Com a reabertura das visitações ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e da Chapada das Mesas na dia 1° de julho, a Setur orientou que todos os prestadores de serviços e agências se adequem ao “novo normal”, sensibilizando, promovendo discussões sobre a importância de todo o trade seguir os protocolos para o cumprimento rigoroso das medidas preventivas contra a Covid-19.

PROMOÇÃO

O Maranhão continua na moda demostrando todo seu potencial turístico, dando acessibilidade para o mundo inteiro e facilitando a vida dos nossos visitantes. Pensando nisso, o setor de Promoção e Marketing da Setur vem trabalhando durante o período de crise sanitária com ações direcionadas ao trade turístico e público consumidor final. 

Estão sendo enviados newsletter e realizados treinamentos virtuais para os operadores e agências de viagem. Já com o público final, ações de engajamento nas mídias sociais como a criação da campanha promocional “O que te faz sentir saudade do Maranhão?”, em que influencers e personalidades relataram memórias afetivas de lugares visitados no estado com o uso da #eunomaranhao. 

Além disso, todas as sexta-feiras os internautas podem acompanhar o 'Pôr do sol' de algum ponto turístico do Maranhão no Instagram @materradeencantos ao som da playlist personalizada “Maranhão de Encantos”, disponibilizada nas plataformas Deezer e Spotify.

Informações: Ascom SETUR/MA

0 comentários:

Postar um comentário