segunda-feira, 6 de julho de 2020
Segundo o Secretário de Turismo, Catulé Junior, entre os viajantes que procuram os centros de informações muitos estão de passagem rápida pela cidade e a maioria tem buscado informações do parque nacional dos lençóis maranhenses que reabriram. “Entre uma conexão e outra, ou em visita a parentes, aproveitam para saber um pouco mais dos atrativos turísticos que já estão reabertos e buscam no balcão dicas e sugestões de roteiro”, afirma Catulé Júnior.
Chegando a capital maranhense via aero, os visitantes podem solicitar informações no CAT no Aeroporto Internacional Marechal Cunha, que iniciou o atendimento com horários reduzidos, das 08h as 20h, devido as medidas de prevenção. Entre os meses de janeiro e março, foram realizados 3.666 atendimentos, com informações em português, inglês, francês e espanhol.
“É extremamente importante que as pessoas sigam as medidas de prevenção, como o uso de máscara, distanciamento de 1,5 do balcão de atendimento e o uso de álcool em gel, diminuindo assim o risco de proliferação do covid. Estamos todos usando máscara e temos disponível o álcool em todos os nossos centros”, afirma, o Guia de turista e atendente do CAT Aero, Paulo Juracy.
Atualmente, apenas o balcão de informações para turistas do Aeroporto de São Luís está com horário reduzido mas assim que regularizarem o fluxo aéreo voltará a ser 24 horas. Somente em 2019, foram 27 mil pessoas atendidas nos Centros de Atendimento ao Turista no Maranhão.
Para aquele que chegam pelo Terminal Rodoviário de São Luís e desejam obter informações para aproveitar mais a capital, os horários de funcionando do CAT da Rodoviária, são: de segunda a segunda, das 07h às 19h. Com retornou aos atendimentos e a volta 60% do transporte rodoviário, passam por dia no CAT Rodoviária cerca de 700 passageiros.
Os turistas que visitam a capital podem recorrer também ao CAT Espigão, localizado na Península, que possui horários de funcionamento variados: as terças-feiras a quartas-feiras, das 14h30 às 19h, as quintas-feiras, das 10h às 19h, as sextas-feiras e sábados, das 10h às 20h, e nos domingos e feriados, das 15h às 20h.
O CAT do Espigão possui o ambiente climatizado e decorado com painéis de fundo que retratam os principais destinos, ideal para fotos e interação dos visitantes, e tem ainda loja de artesanato e monitores para exibição de atrações dos polos turísticos do Maranhão.
A unidade do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que fica localizado no Viva Raposa, também voltou a funciona diariamente, segunda a segunda das 07:30 as 17:30. A Secretaria de Turismo (SETUR), juntamente com a prefeitura de Raposa através da Secretaria de Saúde e a Coordenação de Vigilância Sanitária, tem orientado os proprietários de embarcações que realizam passeios náuticos, quanto às medidas restritivas e preventivas quanto ao Covid 19, para o retorno seguro das atividades no Município.
O atendimento está sendo realizado de forma gradual na unidade de Alcântara (Cujupi), em respeito às normas de segurança sanitária estabelecidas pelo Governo do Estado.
O Estado do Maranhão também já tem experiência em montar centros de atendimentos temporários durante grandes eventos como o São João, Carnaval e Natal. Segundo o Secretário Catulé Júnior, há projetos de instalação do CAT ainda no aeroporto de Imperatriz e na cidade de São José de Ribamar em parceria com a prefeitura municipal.
Informação: Turismo.MA
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário