segunda-feira, 27 de julho de 2020

O jovem escritor e estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão/Campus de Imperatriz (Ufma), João Marcos dos Santos Silva, apresentará um vídeo sobre o tema ‘Literatura fantástica e regionalismo: novas formas de valorizar a cultura local’. Será nesta quinta-feira, 23, às 20h, pelas redes sociais: @cultura.ufma e ufma.cultura, onde ficará disponível para novos acessos.

Com realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac) da Ufma, o projeto ‘Do Nosso Jeito’ promove apresentações on-line de música, performance artística, oficinas e palestras de personalidades ligadas à arte e à cultura. Nascido em 1997, na cidade de Imperatriz/MA, João Marcos mudou-se na infância para a cidade de João Lisboa.

“Passei a maior parte da minha vida na cidade de João Lisboa, que também fica na região Tocantina, vizinha à Imperatriz. Comecei a escrever desde muito cedo. Aos 13 anos conclui o meu primeiro livro, que ainda é inédito”, disse João Marcos. “Atualmente curso Jornalismo na Ufma de Imperatriz, o que muito vem nos ajudando a melhorar a escrita e técnica jornalística e também literária”, concluiu o escritor.

Autor de contos publicados em um jornal imperatrizense, João Marcos, apresentará no vídeo o conto ‘Ninfas de Lama’, que integra a antologia ‘Arrependa-se’ (2019), e ‘Cidade dos Morto’, publicado no livro Prenúncio do Medo: Morte (2020). Até o fim do ano o jovem escritor lançará o seu primeiro livro de uma trilogia, intitulada ‘O Círculo de Fogo’. Contatos: @jjoamarcos e https://joaomarcos-ss.wixsite.com/livros.

MAIS SOBRE JOÃO MARCOS

Perfil: Era uma vez um jovem escritor

Publicado originalmente na Revista Geração Z. Edição nº1 (Dezembro/2019)


Inserido em uma realidade na qual a média anual de leitura é de menos de três livros por pessoa, o escritor imperatrizense João Marcos certamente está acima da média. Sentado no banco da praça, ele conta que sempre teve prazer em se aventurar pelo universo da literatura e do realismo fantástico, o que já lhe rendeu cinco publicações em jornal e quatro obras escritas, com direito inclusive a publicação solo no ano que vem.

Optou pelo curso de Jornalismo em 2017, mesmo sendo essa sua terceira opção, atrás de Direito e Psicologia. Hoje, não se vê sem a profissão e agradece ao professor, Marcos Fábio, por ter lhe incentivado a publicar seus primeiros contos no jornal O Progresso. Além da obra O Círculo de Fogo, que deverá ter três volumes, e dos cinco contos publicados em jornal, ele escreveu O Quadro Mágico, voltado a crianças, e Arrependa-se, livro de contos de terror do qual escreveu um capítulo.

O início

Acadêmico do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, o escritor, de 20 anos, sempre gostou de assistir desenhos e ler fábulas, o que despertou a criatividade e vontade de escrever desde a infância. O gosto assíduo pela leitura surgiu aos 12 anos e aos 14 ele finaliza sua primeira história, sobre dois adolescentes que sofrem bullying na escola.

Infelizmente, conta o jovem, a publicação de sua primeira obra acabou não ocorrendo naquele longínquo ano de 2013 por questões financeiras e de insatisfação com o resultado final do projeto. Mas a paixão pela escrita o tornaria cada vez mais próximo do seu primeiro livro publicado, O Círculo de Fogo, primeiro na plataforma online Wattpad e depois em estrutura física, com lançamento previsto para abril de 2020.

"Você não pode sentir vergonha daquilo que você é e do que você gosta de fazer. Se for preciso, se dê um tempo para descobrir o seu lado leitor e escritor."

De A a Z

Apaixonado pelos diferentes gêneros literários, João Marcos leu desde O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald, ao clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Nascido na era da leitura na palma da mão, ele sabe muito bem como utilizar as redes sociais a seu favor: utiliza a plataforma online Wattpad para disponibilizar seu primeiro livro e investe no Facebook e no Instagram (são mais de 3 mil seguidores) para impulsionar suas obras. Para ele, a leitura amplia os horizontes devido ao contato com autores de diversas nacionalidades e a partir de diferentes contextos históricos. "Rumo aos 400", destaca o autor sobre o desejo de alcançar o número de leituras até o fim do ano.

Para ler a revista completa, confira no link abaixo:


Informação: Jornalismo PW

0 comentários:

Postar um comentário