sábado, 25 de julho de 2020

Às 19h do dia 24 de julho de 2020 foi entregue o Inventário da Oferta Turística de Tutóia na sede da Secretaria de Educação do município de Tutóia. 

Estiveram presentes o Prefeito, senhor Romildo Damasceno Soares, a Secretaria Municipal de Turismo, a senhora Fernanda Moreira de Souza, o senhor Nathan Oliveira Cardoso, técnico da Secretaria de Turismo, e o presidente da Associação do Trade Turístico de Tutóia, Patrick Pereira, e demais representantes da sociedade civil.

O inventário foi coordenado pelos professores Dr. Saulo Ribeiro dos Santos e Msc. Angela Roberta Lucas Leite do grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” e contou com a participação de duas bacharelas em Turismo e mais 15 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís e São Bernardo. 

O trabalho teve início em julho de 2019, com a primeira visita a Tutóia onde foram coletadas diversos dados e informações sobre infraestrutura, serviços e produtos turísticos, equipamentos turísticos, atrativos naturais, culturais e artificiais, além da pesquisa de demanda turística. Ao longo do processo de elaboração do inventário teve-se também a busca por materiais secundários, já produzidos sobre o município.

Um dos coordenadores do inventário, o prof. Dr. Saulo Ribeiro dos Santos destaca que “é necessário que municípios maranhenses busquem parceiros como a UFMA para a realização de trabalhos como este, pois, além do conhecimento, tem-se uma equipe qualificada para a realização de tal ação”. A secretaria municipal de Turismo, Fernanda Souza “enfatizou que este é o primeiro inventário do município de Tutóia, e que se senta honrada em poder entregar este documento ao trade e aos gestores públicos, assim como a comunidade, para que possam direcionar melhor as ações públicas e privadas”. O prefeito, Romildo Soares destacou que “a prefeitura está sempre à disposição para auxiliar no desenvolvimento do turismo local”. 

O inventário da oferta turística de Tutóia seguiu a metodologia do Ministério do Turismo aliada a expertise do Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” que já entregou o inventário do município de Cururupu, e está finalizando os inventários dos municípios de Mirinzal, Guimarães e Apicum Açu, todos estes localizados no estado do Maranhão.

Tutóia é conhecida por ser o portão de entrada do polo Delta das Américas, e, portanto, faz-se necessário ter um inventário para melhor nortear as políticas, planos e projetos relacionados ao turismo. Além disso, para o Ministério do Turismo o inventário “consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, as instâncias de gestão e outras condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento. O intuito é permitir que o município faça um levantamento de sua infraestrutura e atrativos com a finalidade de reconhecer o que for passível de utilização para fins turísticos. Com isso, é possível embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo a partir da adoção de uma metodologia-padrão para inventariar a oferta turística no país”.

Portanto, os municípios que fazem parte ou compõem o mapa do turismo brasileiro e maranhense devem atentar-se para a realização do inventário da oferta turística como um ponta pé inicial para o desenvolvimento do turismo local. 

Os que tiverem interesse em ter acesso ao inventário da oferta turística de Tutóia podem acessar o site (https://sites.google.com/ufma.br/gptcp/publica%C3%A7%C3%B5es/invent%C3%A1rios?authuser=0) e fazer o download do documento.

O grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” sente-se honrado em ter contribuído para que o município de Tutóia pudesse ter hoje um documento que auxilie na construção de um pensamento estratégico orientado para o turismo. 

Informação: Assessoria de Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário