sexta-feira, 24 de julho de 2020
Desde o início da pandemia, até a retomada gradual das atividades, os líderes tem promovido diversas ações de enfrentamento a crise em seus territórios. As soluções foram compartilhadas durante encontro virtual promovido pelo Sebrae, que reuniu as governanças.


Lideranças do Litoral Ocidental Maranhense, dos Lençóis Maranhenses e da Região Tocantina estão desenvolvendo diversas ações em favor da recuperação dos negócios e desenvolvimento de suas regiões durante e pós-pandemia, contado com apoio do Sebrae. Para compartilhar as principais soluções, os líderes participaram de um Encontro Virtual do Programa Líder, realizado recentemente pelo Sebrae Maranhão.

Foram socializadas as atuações dos três grupos e mostradas as boas práticas realizadas em combate ao Covid-19 e seus impactos, em um momento de integração das lideranças e demais convidados, reunindo no mesmo ambiente virtual cerca de 80 pessoas, que ainda foram embalados pelos ritmos de diversas apresentações culturais.

“As ações que estão sendo executadas pelos três grupos de líderes, são exemplos de boas práticas e trazem possibilidades de agendas de desenvolvimento nestes tempos de pandemia e pós-pandemia. São líderes empenhados, que vendo as necessidades estão mobilizados para cuidar das regiões, agindo e disseminando soluções práticas. Isso é muito importante. O Sebrae tem contribuído e atuado junto a eles, em favor do desenvolvimento e de melhorias em toda a sociedade, diante de um momento delicado”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

O encontro foi mediado pela Superintendente de Cultura da Região Metropolitana de Imperatriz e Polo Chapada das Mesas da Secma, Lília Diniz, que é do grupo Líder Região Tocantina. As apresentações foram compartilhadas pelas governanças de cada grupo do programa.

Para o coordenador nacional do programa Líder, André Ligório, a participação e envolvimento dos líderes é muito importante, especialmente diante do cenário atual.  “Sebrae acertou quando mobilizou essas equipes pelas regiões e organizou as governanças. Nesse momento estão desempenhando um papel importante com atitudes primordiais e resultados assertivos, buscando alternativas estratégicas em benefício dos territórios”, comentou.

Soluções apresentadas


O ambiente virtual permitiu que os participantes conhecessem um pouco mais das necessidades e iniciativas desenvolvidas nos outros territórios.

O grupo do Litoral Ocidental, composto por 11 municípios e o primeiro grupo do líder no Maranhão, tem atuado com diversas frentes durante a pandemia. O grupo se mobilizou para formalização da Agencia de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental (Adere), com registro do estatuto em 26 de junho. Na sensibilização das vantagens da comercialização dos produtos locais e regionais, instruindo em relação a inspeção municipal, como passo posterior da Adere.

No fortalecimento das MPEs com a divulgação da Campanha Compre do pequeno, apresentando a vitrine de apoio do Sebrae. Com iniciativas ainda na agricultura familiar, promovendo encontro com secretários de agricultura para sensibilizar quanto a aquisição da agricultura familiar e pesca artesanal. Além de outras iniciativas que foram compartilhadas.   

Na Região dos Lençóis, que envolve líderes dos Lençóis, Munim e Delta do Maranhão, composto por 11 municípios, lideres tem desenvolvido diversos projetos, como a padaria solidária. Executado desde 11 de junho, o projeto trabalha com aquisição de itens alimentares matinais junto às padarias da cidade de Rosário, que já forneceu pães para 60 famílias carentes, álcool gel e até cadeiras de rodas.

O projeto “Delimitando território, salvando vidas” tem realizado palestras, distribuição de máscaras, água mineral, lanches e outras orientações às pessoas de baixa renda que ficam aglomeradas nas agências da Caixa em busca do auxílio emergencial, beneficiando em média, 300 pessoas por dia. Outras ações também como elaboração de protocolos para retomada das atividades turísticas da região, incentivos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cadastrando empreendimentos na vitrine virtual Compre do Pequeno, dentre outras ações.

Já os líderes da Região Tocantina, que envolve oito municípios, também estão mobilizados com diversas iniciativas. É o terceiro grupo do programa Líder no Maranhão e o mais novo, iniciado em outubro de 2019. Desde o início da pandemia, com o isolamento social e pausa nos encontros presenciais, os participantes tem realizado diversas reuniões virtuais e buscado alternativas de combate e enfrentamento a crise.

Uma das medidas foi a criação do Plano de Medidas de Amparo emergencial (MAE). O plano conta com conjunto de medidas emergenciais e ações prioritárias de apoio à sustentabilidade dos pequenos negócios da Região Tocantina, com diversas fases de atuação.

Entre as ações do plano que envolve diversos segmentos estão: Central de atendimento nos municípios, para orientar sobre o MAE, estruturar as salas do empreendedor para atendimento MAE, mutirões voltados para a agricultura familiar no que diz respeito a emissão do Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e acesso ao Pronaf e ao Plano de Aquisição de Alimentos, o PAA, divulgação do artesanato na vitrine virtual Compre do Pequeno, qualificação e formalização como MEI dos profissionais da cultura e turismo; e orientação de acesso às políticas públicas de incentivo. Além de outras ações que abrangem o desempenho do plano.

Informação: Sebrae/MA 

0 comentários:

Postar um comentário