quarta-feira, 8 de julho de 2020

SÃO LUÍS – Na manhã desta terça-feira, 7, mais uma parceria foi firmada presencial e virtualmente pelo projeto “Máscaras pela Vida”, com o financiamento da empresa Glencore, na quantia de R$ 35 mil para a produção de dez mil máscaras a serem distribuídas para comunidades da área Itaqui-Bacanga. A ação beneficia diretamente quinze costureiras integrantes do Clube das Mães da Vila Verde com geração de renda pela confecção dos itens.


Por videoconferência, o reitor Natalino Salgado agradeceu a grande colaboração da Glencore e ressaltou a união de esforço de vários setores para a prevenção de comunidades próximas à UFMA. “O DNA da Universidade é produzir essa interação com a sociedade. Quando nós organizamos uma ação como essa, estamos transformando vidas, dando possibilidade às pessoas de viverem bem. É muito gratificante proporcionar isso”, mencionou.


A UFMA foi uma das três instituições do país que tiveram projeto escolhido para receber recursos financeiros pela Glencore, entre 12 submetidos à multinacional. A empresa esteve presente na solenidade, realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire, com seu coordenador de manutenção, Sílvio Borges Costa, e seu gerente de operações portuárias, Anderson Salmo Santos, além do gerente da América Latina de Sustentabilidade, Cleber Andrioli, que participou virtualmente e realçou a relevância da parceria para todos os envolvidos.


“Para nós, da Glencore, foi uma oportunidade muito importante de fazer parte deste momento. Temos procurado práticas que protejam nossos colaboradores e tragam benfeitorias nas regiões onde operamos, já que estamos em todo o Brasil e em mais 35 países. É uma grande satisfação participar desse projeto em parceria com a Universidade Federal do Maranhão”, pontuou Andreoli.


Quem ratificou o benefício da união institucional na ocasião foi a costureira Carla Almeida, representante do Clube das Mães da Vila Verde, que chamou suas companheiras para fazer coro às suas palavras de agradecimento à Glencore e à UFMA. “A UFMA colocou em prática o nobre ato de investir no outro, que nos fez sentir que também pertencemos à Universidade, que não há muros. Pretendemos fazer nosso melhor e só temos que agradecer a oportunidade”, pronunciou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, exaltou a parceria da Glencore, afirmando que a participação da empresa tem grande importância no crescimento do “Máscaras pela Vida” e no aumento de perspectivas de ampliação do projeto, para envolver ainda mais pessoas em suas ações. A pró-reitora também destacou que a Proec pretende dar continuidade a iniciativas como essa até mesmo depois da pandemia.


O coordenador do projeto, Saulo Ribeiro, também agradeceu à Glencore e revelou que o “Máscaras pela Vida” prepara novas ações, com realização de cursos de qualificação para as costureiras, de modo a proporcionar manutenção de renda sustentável para elas após o período de isolamento social.  

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário