sexta-feira, 31 de julho de 2020
Série de encontros online visa fortalecer a regionalização para uma retomada sustentável do turismo

PRT.JPG

O Ministério do Turismo realizou, nesta quinta-feira (30.07), o 2º webinário da Rede de Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Entre os assuntos discutidos, nesta edição, estavam o turismo criativo e desenvolvimento territorial; e a importância do planejamento para a retomada sustentável do setor. O encontro faz parte de uma série de discussões online, que vem sendo realizada com o objetivo de fortalecer a regionalização por meio do diálogo e troca de conhecimento entre as governanças estaduais e regionais.

O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, ressalta que, neste momento de crise, informação é a chave para criar soluções que ajudem o turismo a se reerguer. “Estes encontros periódicos aproximam as governanças e servem de qualificação e aprimoramento de saber. Eles trazem novas visões, novas ideias, para abrir o horizonte dos nossos interlocutores e, assim, criarem projetos criativos e integrados para desenvolver o turismo em cada estado e região”, comentou.

A palestrante Ivane Fávero frisou em sua fala a necessidade de se remodelar produtos turísticos para o mundo virtual e implementar protocolos de segurança sanitária para garantir a saúde dos visitantes e dos visitados. “A atuação dos interlocutores regionais e locais de turismo é fundamental para uma retomada sustentável. Eles devem participar de forma colaborativa e organizada, adaptando os produtos turísticos e os Planos Municipais de Turismo à nova realidade”, explicou Fávero.

A especialista em turismo Karina Zapata destacou o turismo criativo como uma oportunidade a ser explorada no pós-pandemia. “O turismo criativo é uma experiência onde o turista sai do lugar de observador e passa a ser personagem da própria viagem, é uma imersão à cultura. Ele valoriza os trabalhadores e os costumes locais”, apontou.

A diretora substituta do departamento de Parcerias e Concessões e Coordenadora Geral de Áreas Estratégicas de Desenvolvimento Turístico, Ana Carla Moura, setor responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT) no MTur, acredita que com o turismo doméstico em alta no pós pandemia, regiões, estados e municípios devem estar bem preparados.

“O planejamento deve ser feito agora, e esses encontros servem de subsídio para quando tudo isso passar, retomarmos as atividades de uma forma planejada, integrada, forte e inovadora. Nosso objetivo é criar uma união entre os interlocutores estaduais, regionais e municipais do PRT, aprimorar conhecimentos e a comunicação, pois todos têm o único propósito de desenvolver o turismo”, concluiu.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário