quarta-feira, 8 de julho de 2020

Flyer
Com o objetivo de realizar a inter-relação dos Observatórios de Turismo a nível nacional para a elaboração de trabalhos em prol do fortalecimento da rede, teve início, nesta quarta-feira, 8, de forma online, o 4º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo.

No primeiro dia de evento contou com a participação de todos os representantes dos estados brasileiros para discutir a respeito das ações que serão desenvolvidas em conjunto. O evento encerra nesta terça-feira, 9.

No primeiro dia de debates, o Observatório do Turismo realizou apresentações de projetos e discorreu sobre seu histórico, a dinamização do portal, o acesso às pesquisas realizadas, o aperfeiçoamento dos conteúdos e a importância dos materiais para o direcionamento das políticas públicas do turismo no estado.

A supervisora de Pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão, Hanna Coelho, esteve representando o estado no evento. Ela destacou a importância do encontro para a disseminação e valorização dos trabalhos realizados pelo projeto.

“O intercâmbio de informações, metodologias, ferramentas e protocolos amplia os horizontes dos trabalhos que podem ser realizados por redes como estas. A cada encontro é possível agregar ainda mais conhecimento o que gera o fortalecimento da rede”, destacou a supervisora.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, destacou a participação do Observatório do Turismo do Maranhão e disse que a realização de eventos de grande magnitude fortalece e ajuda a desenvolver a cadeia do turismo no Brasil.

“Eventos desse porte só fortalece a importância de desenvolver debates e pesquisas com a Rede no sentido de otimizar essas pesquisas de demanda turística com o objetivo de traçar estratégias de gestão e para conhecer melhor as necessidades dos turistas” frisou o secretário.

Por conta da pandemia do novo coronavírus o evento está sendo realizado em ambiente virtual, por meio da plataforma Google Meet, com as palestras abertas ao público em geral, enquanto que, assuntos relacionados aos grupos de trabalhos estão restritos apenas para os participantes da rede.

Entre os temas que deverão ser debatidos no encontro estão: criação conjunta de um dispositivo legal e Regimento Interno; Novas Propostas de Pesquisas em Rede 2020/2021; Criação do Planejamento Estratégico; Relações; parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) e Captação de Recursos.

OBSERVATÓRIO DO TURISMO

O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações acerca do Turismo coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo em parceria com diversas entidades como instituições de ensino, institutos de pesquisa, secretarias municipais e estaduais.

Desde 2016 é um instrumento de planejamento e gestão disponibilizando informações e dados sistematizados, que possam contribuir com o desenvolvimento turístico do estado. O objetivo das pesquisas de demandas realizadas é levantar o perfil do turista que vêm conhecer o Estado.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário