quinta-feira, 23 de julho de 2020

Alegria, poesia e música marcaram o lançamento do Projeto de Leitura – Aventuras Literárias, do Centro Socioeducativo Sítio Nova Vida (CSISNV), unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Na ocasião, foi realizada a doação de livros e inaugurado o Cantinho da Leitura, um espaço para troca de conhecimentos e descobertas do universo literário. Para impulsionar as ações e projetos de leituras será desenvolvida a Biblioteca Volante, por meio do carrinho ‘Pit Stop da Sabedoria’. A programação faz alusão aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ressalta que o projeto vai contribuir de forma positiva para a vida dos socioeducandos. “Esse projeto vai trazer para unidade o incentivo à leitura, à produção textual, à aventura de ler e sonhar”, afirma. 

O Ministério Público, por meio da 43º Promotoria da Infância e Juventude, efetuou a doação de livros que apoiará e aprimorará as atividades de leitura na unidade. A ação faz parte do Projeto Voz e Poesia, que é realizado em parceria com a Funac, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Ministério Público.  

“A Funac está de parabéns, o estímulo à leitura é importante para a ressocialização dos adolescentes e o Ministério Público acredita nessa possibilidade, que a leitura é libertadora. Estaremos permanentemente apoiando esse projeto”, comenta Ana Margarida, assistente social da 43º Promotoria da Infância e Juventude.

Para Leoneide Martins, professora do curso de Biblioteconomia da UFMA, o projeto vai proporcionar aos socioeducandos um novo olhar sobre o mundo. “A universidade é parceira desse projeto e pretendemos desenvolver atividades de leitura que contribuam para o processo educativo e assim possibilitar o exercício da sua cidadania”, pontua. 

De acordo com o representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Jhonatan Soares, o mundo da leitura é capaz de transformar vidas. “Através da leitura, poesia, contos e histórias, os adolescentes poderão ter suas vidas transformadas. A Seduc é parceira desse projeto e vamos colaborar com o processo de leitura para continuar construindo e transformando o processo de desenvolvimento dos adolescentes”, acrescenta.

Um dos socioeducandos envolvidos no projeto destacou os benefícios. “Eu achei excelente essa iniciativa que será mais um estímulo para a leitura, que é fundamental para a memória e desenvolvimento cultural e intelectual”, ressalta. 

Outro adolescente, presente no lançamento, destacou que foi no Centro Socioeducativo que aprendeu a ler e ter uma nova perspectiva na área educacional. 

“Eu quero agradecer a gestão da Funac por proporcionar esse espaço e todo o apoio da equipe técnica, pois, cheguei na Unidade sem saber ler direito e aqui tive a oportunidade de aprender”, destaca emocionado o socioeducando. 

“O projeto surgiu para que os adolescentes se envolvam com a leitura e possam ressignificar seu projeto de vida, através de cada conhecimento adquirido, aliado a escolarização e aos cursos profissionalizantes, para quando eles saírem do Centro Socioeducativo construam uma nova história”, informa Gilzete Ribeiro, coordenadora técnica do CSISNV.

Seguindo as normas sanitárias, participaram do lançamento: socioeducandos; equipe do Centro Socioeducativo; equipe de gestão da Funac; o assessor de Planejamento e Ações Estratégicas, Nikson Daniel, representou a presidente da Fundação; Jhonatan Soares, da Secretaria de Estado da Educação; Ana Margarida, assistente social da 43º Promotoria da Infância e Juventude; a promotora de justiça Fernanda Helena participou do evento por videochamada; a professora da UFMA, Leoneide Martins, gravou um vídeo falando da importância do projeto.

Informação: MA.gov  

0 comentários:

Postar um comentário