terça-feira, 18 de agosto de 2020


Uma programação especial da X Semana Montelliana pode ser conferida, neste mês de agosto, nas redes sociais da Casa de Cultura Josué Montello, aparelho cultural do estado vinculado à Secretaria de Cultura (Secma). O conteúdo está sendo disponibilizado pelas redes sociais, no canal YouTube ‘Cultura do Maranhão’ (https://bit.ly/2KxWeM1), no Instagram @cjosuemontello e Facebook @casaculturajosuemontello, e site casas.cultura.ma.gov.br/ccjm/

“O mês de agosto é especialmente importante para a Casa por dois motivos, primeiro porque é o mês da Semana Montelliana, evento que já faz parte do calendário cultural da cidade, segundo porque é o mês em que celebramos o nascimento do escritor Josué Montello que no dia 21 completaria 103 anos”, ressalta a diretora a diretora da instituição, Joseane Souza.

A programação é 100% online e conta com palestras, exposição e live. A Casa de Cultura disponibilizará palestras realizadas por escritores, acadêmicos e professores que aconteceram em 2017, quando das comemorações do centenário do escritor.

Já podem ser acessadas no canal YouTube da Secma as palestras “Por quem tocam os Tambores de São Luís”, com o escritor Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras; “A última entrevista de Montello em São Luís”, com o jornalista, escritor e membro do IHGM, Manoel dos Santos Neto; e “A saga maranhense de Montello” com o escritor Aldy Mello de Araújo, membro da Academia Ludovicense de Letras.

No dia 21, às 17h,  irá ao ar a conversa online mediada pelo Clube de Leitura da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei). O bate papo sobre a vida e obra de Josué Montello acontece com a bibliotecária da Casa de Cultura, Wanda França. O link para participar do encontro estará disponível na data, na Bio do Instagram @cjosuemontello.

Outra atração da Semana Montelliana é a exposição “Cais da Sagração em Fotografias”, que no dia 21 pode ser conferida no Instagram e IGTV. A mostra reúne fotos da professora Marizélia Ribeiro com coordenação do professor Ed Wilson Araújo.

Nos dias 21 e 28 serão disponibilizadas as duas últimas palestras pelo canal YouTube da Secma. “A obra diarística de Josué Montello”, com o Professor Reginaldo de Jesus, Instituto Federal de Sergipe, e “Montello: um mestre na construção de narrativas curtas”, com o escritor José Neres da Academia Maranhense de Letras.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário