quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Felicidade é que define as 256 famílias que viviam em palafitas na região do São Francisco. E que elas, depois de anos, finalmente conquistaram a tão sonhada casa própria. Na manhã desta quinta-feira (6), a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e a Caixa Econômica Federal (CEF) iniciaram o processo de assinatura dos contratos e a entrega dos apartamentos às famílias contempladas com a política pública de habitação, executada pelo Governo do Maranhão.

O secretário Raimundo Reis destacou que a articulação e o diálogo com a Caixa Econômica Federal foi essencial e proporcionou a entrega antecipada do residencial. “Hoje, o Governo do Estado inicia o processo de entrega do residencial José Chagas; são 256 apartamentos que beneficiarão famílias das comunidades Ilhinha, Portelinha e Vila Jumento. Essa entrega implicará na extinção das palafitas da área, e também na urbanização da região. Isso representa dignidade e melhoria da vida de milhares de pessoas, bem como na transformação e valorização do local”, evidencia o gestor.

“Onde eu morava, o lugar era insalubre e o ambiente não era bom para minha filha, que só vivia doente, por isso estou muito grata, muito feliz e agradeço ao Governo do Estado por essa oportunidade de garantir melhorias para nós maranhenses”, disse Kelly Câmara, moradora da Portelinha.


Já Jaqueline Rodrigues disse ser “muito gratificante ganhar uma casa própria e agradeço ao Governo do Estado ter nos retirado das palafitas e nos dado uma moradia digna. É um sonho de muitos anos que se tornou realidade na gestão do nosso governador Flávio Dino”. 

Maria Fernanda, moradora da Ilhinha, falou feliz sobre sua conquista: “Estou hoje aqui recebendo a chave da minha casa própria. Sou uma pessoa realizada, e a palavra que resume tudo isso é gratidão, gratidão ao nosso governador e à Secid por ter nos proporcionado essa vitória, essa benção em nossas vidas”.

O evento de assinatura dos contratos e a entrega das chaves dos apartamentos foi realizada na sede da Secid e contou com a presença do secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Reis; o supervisor da Gerencia de Habitação da CEF, Dori Edson Costa; o gerente de Habitação da CEF, Victor Nogueira Mota; o secretário adjunto de Habitação, José Antonio Viana e técnicos da secretaria.

Na oportunidade, a Secid articulou com a Equatorial para que nos dias 6 e 7 de agosto os técnicos da empresas estivessem no evento, para fazer a inscrição dos beneficiários no programa de tarifa social.

Revitalização da Ponta do São Francisco


Além de um aterro para construção de praça, quadras e uma avenida que interligará o bairro às vias vizinhas, o projeto também inclui obras de abastecimento de água, saneamento básico e melhoria da iluminação pública. “Teremos aqui um grande avanço, um grande benefício, na medida em que esses R$ 7 milhões investidos pelo nosso Governo, em parceira com o Governo Federal e a Prefeitura de São Luís, vão garantir a urbanização de todo o território”, afirmou o governador Flávio Dino.

José Chagas

O Residencial José Chagas, localizado na avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha, teve investimentos de cerca de R$ 20 milhões. São 8 blocos de 32 apartamentos, totalizando 256 unidades. O empreendimento vai abrigar famílias que moravam em palafitas na área que compreende o São Francisco, Ilhinha e Vila Jumento, em São Luís.

O conceito do projeto do Residencial José Chagas foi construído com base nas normas de acessibilidade e pensado para que a disposição dos blocos possa possibilitar a integração entre os moradores, com acesso aos espaços de vivência, como praças e quadras.

Além disso, as áreas do entorno dos conjuntos habitacionais possuem espaços destinadas para empreendimentos de áreas como saúde, educação e cultura.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário