quarta-feira, 12 de agosto de 2020

SÃO LUÍS – Pensar estratégias eficientes e inclusivas para o ensino remoto tem sido um dos grandes desafios das instituições de ensino públicas e privadas. Buscando identificar atitudes que revelam a prática da hospitalidade nas relações entre professor e aluno no ambiente digital, professores do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA estão aplicando um questionário com toda a comunidade acadêmica da Universidade com o objetivo de colher mais dados sobre essa nova realidade.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) vem debatendo propostas para biossegurança, contingências, meios pedagógicos e infraestruturas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Já a própria Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte) da UFMA desenvolveu todo um portal – o EaD para Você – para subsidiar a aquisição de conhecimentos na esfera das Tecnologias na Educação por meio de informações, cursos, treinamentos, webinários, entre outras iniciativas educacionais.

“A Dinte pretende estar ao lado de professores e técnicos da Universidade, apoiando-os e norteando-os, neste mundo inicialmente assustador, mas depois fascinante, das tecnologias educacionais”, garante a diretora da Dinte, a professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Sobre o estudo, a perspectiva é que se reúna dados que indiquem ações mais profícuas na interação no ambiente educacional on-line. “Com os resultados da pesquisa buscamos contribuir com os estudos sobre a hospitalidade e com uma relação mais hospitaleira entre professores e estudantes na sala de aula on-line”, destaca um dos coordenadores da pesquisa, o professor Davi Andrade.

Saiba mais

Um estudo piloto foi realizado com discentes e docentes dos cursos de Hotelaria e Turismo, e agora a pesquisa abrange todos os professores e alunos da UFMA. A pesquisa geral é realizada pelos grupos Estratégia e Marketing em Hospitalidade (Gemaht) e Gestão Estratégica de Destinos e Organizações do Turismo (Gedot) e coordenada, ainda, pelo professor David Bouças.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário