quarta-feira, 5 de agosto de 2020

A UNDB Centro Universitário, em parceria com a PUCRS, está promovendo o Seminário OnLine “Mestrado Interinstitucional em Direito” ao longo do mês de agosto, com temas contemporâneos dos Direitos Fundamentais e Processos; tendo como debatedores alguns dos maiores juristas do país e renomados professores que integram o corpo docente do novo Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Direito PUCRS/UNDB.

Eis uma excelente oportunidade para os profissionais de Direito se atualizarem sobre os temas em debate e ainda conhecerem mais de perto o corpo docente do programa une duas instituições que são referência no ensino acadêmico no país. As transmissões são abertas ao público interessado, acontecem sempre às 18H30 no canal do YouTube UNDBOFICIAL. Cada Live terá certificação de 2H complementares.


Nessa quarta – feira (05.08) o tema em debate é “Processos estruturais e Judicialização”. A mediadora será Karla Farias Vieira (MP/MA) e terá como debatedores convidados os professores da PUCRS Gustavo Osna e Marco Jobim.

Já na quinta os temas serão “Contextos da Justiça: O Debate entre Liberais e Comunitaristas” a ser apresentado pelo Prof. Thadeu Weber (PUCRS) e “A Dignidade da Pessoa Humana: Da Teologia ao Direito”; a ser proferido pelo Prof. Draiton de Souza (PUCRS) com mediação de Isabella Miranda (DPE/MA). E na sexta o tema em foco será “Desafios da LGPD e a Autoridade Nacional em Proteção de Dados Nacionais” com participação das professoras da PUCRS Regina Ruaro e  Gabrielle Salles e mediação da prof. Heloisa Gomes Medeiros (UNDB).


Sobre o novo mestrado interinstitucional (Minter) em direito PUCRS/UNDB

Trata-se de um dos mais renomados programas de especialização da área, que foi criado para atender as necessidades de diversos profissionais que agora poderão estudar sem a necessidade de sair de São Luís. O curso Stricto Sensu é aprovado e recomendado pela CAPES e estruturado com foco na relação entre a teoria e a prática. Ao longo do programa, as questões contemporâneas da ciência jurídica serão problematizadas e investigadas sob uma perspectiva que dialoga diretamente com a realidade jurídica e social na qual os profissionais do Direito atuam cotidianamente.

As aulas do MINTER PUCRS / UNDB serão presenciais e acontecerão na UNDB, com os professores das duas instituições.  A previsão é que as mesmas aconteçam às quintas, sextas e sábados a cada 15 ou 20 dias, conforme cronograma de aulas e disciplinas. Além da oportunidade inédita das qualificação com a PUC do Rio Grande do Sul e suporte acadêmico da UNDB, o programa ainda proporcionará o contato e o relacionamento com alguns dos maiores juristas do país que atuarão como professores; além da abertura de novas oportunidades profissionais em áreas como docência e pesquisa.

Estarão no corpo docente do programa alguns dos mais relevantes juristas brasileiros: Dr. Eugênio Facchini Neto, Des. do Tribunal de Justiça e docente da PUCRS, que vai ministrar a disciplina Direito Civil e Sociedade; Dr. Thadeu Weber, Doutor em Filosofia que vai ministrar a disciplina Teoria da Justiça; Dr. Ricardo Lupion, que vai ministrar a disciplina Empresa e Ordem Econômica; Dr. Juarez Freitas, Pres. do Conselho Científico do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público, que vai lecionar Hermenêutica Jurídica Contemporânea; Dr. Adalberto Pasqualoto, que vai ministrar a disciplina Tópicos Avançados de Direito do Consumidor; Dr. Ney Bello, Desembargador Federal e Diretor do Curso de Direito da UNDB que vai ministrar a disciplina Direitos Sócioambientais entre outros renomados nomes.

O processo seletivo será composto por entrevista e defesa do anteprojeto e as aulas iniciarão no próximo mês de setembro; as inscrições já estão abertas até 20.08. Vale lembrar que os mestrados interinstitucionais são modalidades de Projetos de Cooperação entre instituições para a qualificação de profissionais de nível superior. Eles consistem em turmas temporárias conduzidas por uma instituição promotora que nesse caso será a UNDB. E o programa será do tipo pós – graduação strictu sensu (PSG) obrigatoriamente nacional e reconhecido pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e homologado pelo Ministério da Educação. Entre os objetivos desse programa estão a formação de mestres fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa para a atuação na docência e/ou pesquisa, a qualificação de profissionais para a atuação no mercado de trabalho, bem como o atendimento a demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas das organizações públicas ou privadas.

Esse será um curso de Mestrado Acadêmico, que se destina à formação de professores e profissionais voltados ao desenvolvimento da pesquisa científica além do fomento à inovação, por meio do desenvolvimento de habilidades que levem à produção de novas técnicas e processos. O programa terá como áreas de concentração: Fundamentos Constitucionais do Direito Público e Privado e Teoria Geral da Jurisdição e Processo. O candidato deverá optar por uma dessas áreas no ato da inscrição no processo seletivo; que contará com defesa de anteprojeto, entrevista e avaliação de currículo (lattes). 

Informação: Intermídia Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário