quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Devido à pandemia da COVID-19, esta edição do programa será realizada em um novo formato que talvez venha para ficar!
O StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups do governo federal, está com inscrições abertas. Entre 10 de agosto e 8 de setembro, startups brasileiras interessadas em fazer uma imersão no ecossistema de inovação da Colômbia, mais especificamente de Bogotá e de Medellín, podem se candidatar a uma vaga no site.
Por conta da pandemia da COVID-19, os realizadores do StartOutdecidiram reformular o programa, lançando agora um formato diferenciado para continuar apoiando a internacionalização das startups brasileiras e garantir a segurança de seus participantes. Uma das principais novidades do Ciclo Bogotá-Medellín é a realização de uma missão inteiramente virtual, que vai atender até 40startups. Veja o novo formato do programa e as atividades que serão oferecidas:
1. Missão virtual: capacitar a startup e orientá-la para a prospecção de parceiros de negócios na Colômbia. Até 40 startups – sendo 30 de Ampla Concorrência (empresas que nunca participaram ou que estiveram em apenas um ciclo do StartOut Brasil) e até 10 Graduadas (negócios que já passaram por ao menos dois ciclos do programa) – serão selecionadas para receber capacitação, de forma totalmente online, por meio de treinamento de pitch, mentorias coletivas de mercado, webinars com players do mercado, mentorias técnicas, agenda de negócios organizada por matchmaker, sprints de mentoria em internacionalização, apresentação de pitch para feedback de um público qualificado e Demoday para investidores;
2. Missão de imersão: aprofundar a capacitação das startups e melhor orientá-las para as atividades de imersão que ocorrerão no país de destino. Os 15 negócios mais bem colocados na missão virtual – 10 de Ampla Concorrência e até cinco Graduadas – passarão para a segunda etapa, que contará tanto com atividades online, como mentorias com players de mercado, como presenciais, como treinamento de pitch, participação em workshop de preparação para a missão (warm-up), missão de imersão no ecossistema de inovação da Colômbia, interação com prestadores de serviços do país, apoio de matchmaker, possibilidade de apresentação do negócio para investidores e networking com executivos locais. A realização dessa etapa será confirmada em 8 de janeiro de 2021 de acordo com o desenrolar da crise mundial de saúde;
3. Missão Follow-up: estimular as empresas a aprofundarem os relacionamentos e oportunidades de negócios prospectados durante a Missão de Imersão. As cinco startups que primeiro se habilitarem apresentando projeto de retorno ao mercado, em até 90 dias, com agenda própria, receberão apoio do programa com serviço de matchmaking para a realização de mais agendas de negócios.
Para a analista de Inovação do Sebrae, Cristina Mieko, o programa para potencializa e ajuda a escalar o negócios dessas empresas: "As startups querem conexão em nível internacional, pois mecanismos de aproximação entre os negócios permitem minimização dos custos, já que a negociação se dá ainda no Brasil. Outro ponto importante para aumentar as chances de sucesso na efetividade de negócios é contar com a chancela de um programa como o StartOut".
Critérios para seleção
Podem se candidatar ao StartOut Brasil Ciclo Bogotá-Medellín startups brasileiras maduras com foco em expansão e internacionalização, com o produto/serviço finalizado para comercialização e que estejam faturando ou que tenham recebido algum tipo de investimento.
Para ingresso no programa, os projetos são inicialmente analisados em quatro dimensões: Grau de inovação, Mapeamento do mercado de destino, Maturidade para inserção internacional e Equipe. Após a seleção para a primeira etapa, a seleção segue outros critérios, que deverão ser conferidos no Regulamento do Ciclo. A lista com as startups selecionadas para participar da Missão Virtual será divulgada em 2 de outubro de 2020.
Sobre o StartOut Brasil
O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa já passou por Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto, Boston e Xangai.
Informação: Sebrae-MA
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