domingo, 27 de setembro de 2020

Durante o evento online, Marcelo Álvaro Antônio ressaltou que a feira marca o início de um novo capítulo do setor


O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou neste domingo (27.09), Dia Mundial do Turismo, da abertura do ABAV Collab, feira virtual organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) que acontece até 2 de outubro. A cerimônia foi realizada de forma híbrida, com participações online e presenciais em Salvador (BA), além de uma apresentação da banda baiana Olodum.

Em sua fala, o ministro Marcelo Álvaro ressaltou o poder de superação do turismo, que, após alcançar marcas inéditas de crescimento em 2019 e sofrer perdas inevitáveis devido à pandemia de Covid-19, volta a avançar no Brasil. “A abertura do Abav Collab marca o início de um novo capítulo da nossa indústria, o início da retomada da nossa atividade. E, para que isso aconteça de forma célere e segura, o MTur vem desenvolvendo diversas medidas para garantir a segurança de profissionais e turistas. E lançamos aqui a Aliança pela Retomada do Turismo, a fim de elaborar ações nas áreas de turismo rodoviário, inovação, qualificação e promoção dos destinos, para que o setor volte ao ritmo de crescimento”, comentou o ministro.

Com participação virtual diretamente de Madri, na Espanha, o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, destacou que o Brasil é um exemplo para a retomada do setor e ressaltou a importância do desenvolvimento do turismo rural - tema do Dia Mundial de 2020 - à geração de emprego e renda. Pololikashvili também anunciou, em primeira mão, o projeto de instalação de um escritório da OMT no país.

“Temos muitos bons projetos e ideias em inovação e educação sendo desenvolvidos junto com o ministro Marcelo Álvaro. Queremos criar um grande centro brasileiro de qualificação e estamos tentando levar nosso escritório regional da OMT para o Brasil no próximo ano”, declarou Pololikashvili.

Sempre com presença marcada nas edições físicas da ABAV Expo, o Ministério do Turismo também estará no pavilhão virtual do evento deste ano, além de promover atividades de capacitação, promoção, comercialização, palestras, seminários e rodadas de negócios. A feira online terá 150 estandes de expositores, e o MTur disponibilizou espaços virtuais aos 26 estados e ao Distrito Federal para a divulgação de seus atrativos turísticos.

A anfitriã do evento, Magda Nassar, presidente da ABAV, afirmou que o ABAV Collab é um exemplo de como gerar oportunidades a partir de um momento adverso. “Quando desenhamos o modelo da Abav percebemos uma oportunidade de colocar em prática, de uma forma nova, conceitos que nos são muito familiares: união e colaboração. E assim nasceu um evento híbrido e colaborativo, com a presença maciça de todo o turismo”, afirmou Nassar.

A abertura do Abav Collab integra as comemorações do Dia Mundial do Turismo. Nesta segunda-feira (28.09), o MTur também vai participar de um evento virtual promovido pela OMT para dar continuidade às homenagens ao setor.

INOVAÇÃO - O ABAV Collab será palco da premiação do 1º Desafio Brasileiro de Inovação, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria junto ao Wakalua Innovation Hub, primeiro polo global de inovação na área, e com apoio da OMT. (Clique aqui e confira os finalistas da competição). Lançada em julho deste ano, a disputa recebeu a inscrição de 790 projetos de startups de 24 estados e do DF. As iniciativas buscam contemplar novas necessidades e melhorias em serviços já oferecidos pelo setor no cenário pós-pandemia.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário