sábado, 26 de setembro de 2020

Organizada pela primeira vez pelo Brasil, em conjunto com os outros países do Mercosul, data, celebrada neste domingo (27.09), destaca importância do setor


Há quatro décadas, o dia 27 de setembro é lembrado como um marco para enaltecer um importante segmento da economia mundial. Este ano, o Dia Mundial do Turismo é celebrado dentro de um contexto repleto de desafios que obrigou governos e lideranças de todos os países a se reinventarem. O tema de 2020, “Turismo e Desenvolvimento Rural”, convida o mundo à uma reflexão sobre o papel que o ambiente fora dos centros urbanos desempenha para a preservação do patrimônio cultural e natural, e para um turismo sustentável na era da Covid-19 e no pós-pandemia.

Algumas projeções sobre a retomada do turismo demonstram o crescimento do turismo doméstico, por meio da realização de viagens curtas, onde as pessoas buscarão contato com a natureza, atividades e experiências ao ar livre entre amigos e familiares. A tendência vai ao encontro dos objetivos da Organização Mundial do Turismo, que declarou 2020 como o "Ano Internacional do Agroturismo e Turismo Rural”.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou a relevância do Dia Mundial para lembrar ao mundo o poder econômico e social do Turismo. Para ele, o Turismo Rural será peça-chave para reerguer o setor e atender a demanda de um novo perfil de turista que surge após a pandemia. “A retomada já é uma realidade e o Turismo Rural será um dos protagonistas desse momento, juntamente com o Turismo de Proximidade, o Ecoturismo e outros”, disse.

O ministro ressaltou também que o crescimento do Turismo Rural representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos. “Ainda não extraímos todo o potencial que o segmento tem a oferecer e agora é a hora de desenvolvermos e valorizarmos nosso patrimônio cultural e natural”, declarou.

Em declaração à imprensa, o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, reforçou a importância do Turismo Rural para um desenvolvimento sustentável. “O Turismo empodera comunidades rurais, proporcionando empregos e oportunidades. Também permite que as comunidades rurais mantenham seu patrimônio cultural e tradições únicas e o setor é vital para salvaguardar o habitat e as espécies ameaçadas de extinção”, comentou.

EVENTOS - As festividades em homenagem à data se iniciam neste final de semana e terão a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Primeiramente, na cerimônia de abertura do Abav Collab, feira virtual organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), que será no próximo domingo (27.09). Na segunda-feira (28.09), o ministro participa de evento oficial online da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Este ano, o Brasil é um dos anfitriões da celebração oficial da OMT, organizada em conjunto pelo bloco do Mercosul, composto também pela Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. A tarefa, normalmente atribuída a um único Estado-Membro da OMT, foi feita de forma colaborativa para ressaltar o espírito de cooperação internacional, característica do turismo.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário