segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Executivos iniciam esta semana uma serie de viagens pelas regionais da instituição no estado, estimulando os donos de pequenos negócios a perseverarem e acreditarem na retomada da economia.


Após um ano das visitas a clientes e parceiros nas unidades regionais do estado, os dirigentes do Sebrae Maranhão realizam novamente a agenda positiva  Transforme Agora. Neste segundo ciclo, a ação foca na retomada da economia após o pico da pandemia da Covid-19, quando a palavra de ordem da instituição é estimular os empreendedores a perseverarem em seus negócios.

Além das visitas a empreendimentos de cada regional que fizeram a diferença durante a crise, os dirigentes irão entregar documentos importantes do Programa Cidade Empreendedora aos municípios que contrataram pacotes de soluções e implementaram o empreendedorismo na gestão pública. Participam da ação o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho; o diretor superintendente, Albertino Leal de Barros Filho; o diretor técnico, Mauro Borralho de Andrade e a diretora de Administração e Finanças, Rachel Miranda Jordão.         

“Aproveitamos essa agenda, ainda, para fazermos o lançamento do amplo conjunto de ações do Programa Avança Maranhão, proposto pelas entidades empresariais do estado para esse tempo de retomada e a divulgação do Guia do Candidato Empreendedor, documento elaborado pelo Sebrae e parceiros institucionais para os proponentes a um cargo público nas eleições de 2020, destacando o empreendedorismo como um agente catalisador de mudanças em um território”, explica o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho.

Nestas duas semanas, os dirigentes do Sebrae estarão nas regionais de Açailândia (29 e 30.09), Imperatriz (30.09 a 02.10); Balsas (02 a 06.10) e Presidente Dutra (07 a 09.10). Durante esta primeira etapa das visitas, serão percorridos 11 municípios da área de abrangência das regionais, localizadas na Pré-Amazônia, região Tocantina, Sul e Centro Maranhense.

Na programação da visita à Açailândia, os dirigentes do Sebrae inauguram, na quarta-feira, 30, às 8h30, a nova sede da regional, localizada à Rua Bom Jesus, 343, Centro. Em Imperatriz, o lançamento do Avança Maranhão está marcado para quinta-feira, 1º de outubro, e contará com a participação de representantes de todas as instituições parceiras do programa – Associação Comercial do Maranhão (ACM); Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio); Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e Sebrae. O lançamento do Avança Maranhão em Balsas acontece dia 05.10 e em Presidente Dutra dia 09.10.

Guia do candidato empreendedor

Elaborado pelo Sebrae, o documento conta com uma versão reduzida e completa, tendo recebido em sua concepção contribuições da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa (FPMMPE), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

Em sua versão reduzida, estão 10 dicas para o candidato à gestão pública, levando em consideração a temática do empreendedorismo e seus benefícios para o desenvolvimento local. O material está estruturado a partir de temas como emprego, mobilização de lideranças, desburocratização e simplificação, apoio ao empreendedor, compras públicas, empreendedorismo nas escolas, capacitação, fortalecimento da identidade do município, incentivo à cooperação e promoção à inovação e sustentabilidade fazendo um apanhado rápido sobre as principais temáticas.

Já na versão completa, os assuntos do documento desdobram-se em 100 propostas de ações que podem compor um plano de governo de desenvolvimento econômico municipal. Nesse contexto, a gestão pública trabalha e colabora, decisivamente, para que o ambiente de negócios seja favorável ao fomento e fortalecimento de empreendimentos no território, gerando mais oportunidades, emprego e renda e proporcionando uma mudança significativa na realidade local.

As duas versões do documentos podem ser consultadas e impressas a qualquer momento. Basta que os interessados acessem o portal www.sebraema.com.br/candidatoempreendedor. A ideia é que a maioria dos que se propõem a um cargo público nestas eleições municipais de 2020 possa conhecer o conteúdo do guia, fazendo dele um material de consulta importante e contínua. 

Informação: Sebrae-MA 

0 comentários:

Postar um comentário