quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Ao meu ver, tem mais a ver com a nossa cidade:

1) evoca a nossa condição de cidade "neo-ibérica"

2) São Luís começou a ser construída pelos portugueses quando Portugal e Espanha formavam a União Ibérica. Ou seja, eram praticamente um só país sob a mesma coroa, a espanhola. 

3) o traçado da nossa cidade é espanhol. O mesmo usado nas colonias espanholas, como nas Filipinas .

4) a arquitetura colonial portuguesa - que é a marca da nossa cidade - tem semelhanças com a arquitetura colonial espanhola, ainda que tenha suas particularidades. O mesmo se aplica para a cultura e história de Portugal e Espanha. O Centro Histórico de São Luís reúne o segundo maior acervo colonial ibérico da América Latina. Só perde para Quito, capital do Equador.

5) a Praça Dom Pedro II tem a composição típica da "Plaza Mayor" ao modo espanhol com os prédios do poder político, religioso, militar e judiciário. 

6) a maior parte de nós brasileiros somos descendentes dos "hispânicos" (miscigenados aos africanos , indígenas e outros povos)se levarmos em conta que todo o território que hoje é a Península Ibérica era chamada de Hispânia pelos romanos. Nesse caso, não apenas os nossos vizinhos são hispânicos. Nós também, com a diferença que somos os lusófonos da América Latina. 

7) França não nos legou nada a mais do que legou para todo o mundo ocidental. Nem no Rio de Janeiro, onde eles passaram bem mais tempo, os cariocas ficam se gabando dessa suposta "influência francesa", pelo contrário: celebram a portuguesa! 

8) de fundação francesa ou não, a verdade é que São Luís não tem nada de francesa além do nome!

Gosto do nome da minha cidade, mas me acostumaria fácil fácil a dizer que sou FELIPENSE

Texto: Rafael Marques/Pousada Maramazon

0 comentários:

Postar um comentário