terça-feira, 15 de setembro de 2020

Além de ter aumentado a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ao maior nível da história do estado, o Maranhão também atingiu outra marca de destaque. A cidade de São Luís ficou entre os seis melhores desempenhos de todas as capitais no ensino médio das escolas públicas.

O Ideb mede a qualidade das escolas brasileiras. De acordo com o índice divulgado pelo Ministério da Educação, as escolas da rede estadual do Maranhão chegaram à média de 3,7, a maior já registrada. 

Se o recorte levar em consideração apenas São Luís, o índice sobe para 4,1. Antes era 4. Com esse resultado, a capital maranhense ficou entre as seis melhores do país.

“É um dado fundamental e que muito nos alegra. O ensino médio da rede estadual do Governo do Estado do Maranhão é o sexto melhor entre as capitais e aqui superamos a meta estabelecida para São Luís, que era nota 4”, disse o secretário de Estado de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, durante entrevista coletiva. 

“Já reformarmos mais de cem escolas na capital, temos escolas em tempo integral e que estamos espalhando para as demais regiões”, acrescentou.

O ensino médio da rede estadual maranhense atingiu a meta em mais de 140 municípios. 

Resultado geral

O Ideb é medido a cada dois anos. Em 2019, na avaliação mais recente, a nota das escolas estaduais do Maranhão em Português e Matemática chegou a 3,7.

Desde 2015, o Ideb da rede estadual vem crescendo. Naquele ano, a nota tinha chegado a 3,1, revertendo a queda que havia sido registrada em 2013.

Depois, em 2017, voltou a aumentar, para 3,4. E agora, na avaliação mais recente, de 2019, chegou a 3,7.

“É a primeira vez na história do Maranhão que temos um crescimento consecutivo em três avaliações. Temos hoje o maior Ideb da história do nosso estado”, acrescentou Felipe Camarão. 

Terceiro maior crescimento

Desde 2013, o Maranhão aumentou o Ideb em 32,1%. É o terceiro maior crescimento em todo o Brasil.

O Ideb é o principal indicador de educação do país. Ele é medido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, do governo federal.

O Ideb do Maranhão é o terceiro melhor do Nordeste, atrás apenas de Ceará e Pernambuco.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário