sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Um verdadeiro presente cultural, patrocinado pela Vale, em homenagem aos 408 Anos de São Luís


Feliz do povo que tem uma rica e resistente cultura. E feliz da cidade que ao chegar aos seus 408 anos ganhará um presente emocionante, em forma de uma Live cultural e beneficente.... Estamos falando do projeto “Devotos de São João”, que vai reunir música, folclore, artes plásticas e fotografia, em um evento inédito que acontecerá no próximo dia 06 de setembro (domingo) às 17H com transmissão pelo YouTube (canal Imirante.com), abrindo as comemorações do aniversário dos 408 Anos de São Luís. Não por acaso, essa já está sendo chamada de “a Live das Lives”.

Idealizado pelo fotógrafo Meireles Junior, em parceria com os artistas Betto Pereira, César Nascimento e Chiquinho França, o projeto tem como objetivo divulgar a rica cultura genuinamente maranhense, e apoiar financeiramente grupos folclóricos que esse ano não se apresentaram devido o cancelamento das festas juninas. O nome, de autoria do compositor maranhense Josias Sobrinho, traduz o sentimento que define quem vive o São João: A Devoção. O projeto é uma realização da Fundação Sousândrade, tem apoio do Grupo Mirante e foi viabilizado com o patrocínio da Vale, que apoiará com recursos financeiros os grupos folclóricos prejudicados em função do cancelamento presencial das festas juninas devido à pandemia.

"Investir em projetos que contribuam para a sustentabilidade da cultura popular maranhense é fundamental. Neste momento tão desafiador para o setor, conseguiremos apoiar 31 grupos em todo estado do Maranhão. Acreditamos no poder transformador da Cultura e por isso a Vale investe há mais de 20 anos no patrimônio cultural brasileiro”, comenta Christiana Saldanha, gerente de Cultura e Patrocínios na Vale. 

Vale a pena conferir essa verdadeira imersão no melhor da cultura maranhense; ao sons das matracas e pandeirões, sotaques, gingados e coreografias, brilhos, cores, belezas e demais elementos culturais de grupos como: Tambor de Crioula de Apolônio; Cacuriá de D. Teté; Boi Unidos de Santa Fé (Baixada); Boi de Axixá (Orquestra); Boi de Nina Rodrigues (Orquestra); Boi Unidos Venceremos (Zabumba); Boi da Vila Conceição (Costa de Mão); Boi Pérolas dos Lençóis (Orquestra); Boi de Maracanã (Matraca); Dança do Lelê de Rosário; Boi Barrica (Alternativo) e Tambor de Crioula São Benedito de Itapera. E mais, estrelas como Alcione, Zeca Baleiro, Rita Beneditto, Fauzi Beydoun, Flávia Bittencourt, Fabrícia, Sandra Duailibe, Coral de São João, Fernando de Carvalho e Wesley Sousa, além de um clipe gravado em conjunto pelos músicos Mano Borges, Djalma Chaves, Adriano Correia, Alberto Trabulsi e Marcelo Carvalho entre outras surpresas. A ambientação do cenário é assinada pelas empresas Espaço Fátima Lima e Gera Som (Telão).

Destaque também para a exposição virtual de telas pintadas por Betto Pereira a partir de fotografias do São João do Maranhão de autoria de Meireles Junior. As telas da exposição virtual Devotos do São João, assim como livros de Meireles Junior e DVDs dos demais artistas serão sorteados ao longo da live e estarão expostas virtualmente no Instagram do projeto, no perfil @devotosdesaojoao.

“O evento cresceu muito com a adesão dos artistas e grupos, e me emocionei tanto na produção e edição que posso garantir, quem assistir não esquecerá desse momento. Convidem amigos de outros estados, reúnam a família e se preparem para uma Live que é uma grande celebração coletiva à altura da linda aniversariante, a nossa São Luís nesse domingo (06.09) pelo YouTube (Imirante.com)”, convida Meireles Jr.

A Live terá apresentação de Meireles Jr. juntamente com as atrizes Áurea Maranhão e Nicole Meireles. Eles vão chamar também depoimentos de pessoas como a pesquisadora Zelinda Lima, os atores do Pão com Ovo, a influenciadora digital Thaynara OG, o fotógrafo Edgar Rocha e Maurício Itapary (IPHAN) que vão falar sobre a importância e a riqueza da cultura popular maranhense.

“Criamos todo o contexto para que essa Live seja emocionante, à altura da riqueza da cultura popular maranhense. Os artistas abraçaram a causa e o resultado foi além do que planejamos, será deslumbrante. E o melhor, vai apoiar financeiramente aqueles que mais precisam que são os artistas populares ligados ao São João”, reforçou Meireles Jr.

Para Leila Naiva, do Boi de Axixá, esse projeto é um reconhecimento e um grande incentivo a todos os grupos contemplados:

“Esse projeto foi muito importante e já nasceu grandioso. Meireles Jr. nem imagina o quanto todos os artistas populares e grupos folclóricos precisavam desse apoio nesse momento. E acalenta o nosso coração receber esse incentivo e será também um presente coletivo em homenagem a São Luís. Acima de tudo, vamos poder mostrar ao mundo a grandiosidade e beleza da nossa economia criativa e cultura. O folclore aquece a economia do nosso Estado e merece esse reconhecimento e apoio. Agradeço muito ao Meireles Jr. que sempre abraça a nossa terra; a todos os artistas envolvidos e à Vale que teve a sensibilidade desse patrocínio”, disse Leila emocionada.  

Serviço / Live devotos de São João:

O que: Celebração do festejos juninos e homenagem aos 408 anos de São Luís com grupos de cultura popular do São João do MA; Sorteios de brindes e apresentações de artistas maranhenses

Quando: dia 06 de setembro (domingo) às 17h, no youtube (Imirante.com)

Com quem: Betto Pereira, César Nascimento, Chiquinho França, Alcione, Zeca Baleiro, Rita Beneditto, Fauzi Beydoun, Flávia Bittencourt, Fabrícia, Sandra Duailibe, Thaynara OG, Coral de São João e Fernando de Carvalho, entre outras estrelas.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário