sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Evento em ambiente virtual terá feira, palestras, oficinas, cursos, fóruns de debates, leilões, rodadas nacionais e internacionais de negócios e exposições. Sebrae Maranhão participa com palestras gratuitas e ações de acesso a mercado


De 22 a 24 de setembro, o agronegócio da região amazônica estará em evidência no Conecta Sebrae – Agrolab Amazônia, evento 100% digital organizado pelo Sebrae de Rondônia.

Conectando grandes players do setor, tecnologia e potenciais mercados, o Agrolab Amazônia reunirá especialistas de todo o mundo, com participação confirmada de outros países. O evento promete ser uma grande vitrine virtual do agronegócio regional, abrindo oportunidades de crescimento para o setor no contexto geral da economia e além fronteiras.

Na programação estão previstos conteúdos de orientações, palestras, oficinas, rodadas de negócios nacionais e internacionais e um grande leilão virtual. E além disso, o Agrolab Amazônia será um grande fórum de debates institucionais, com participação de especialistas, secretários de agricultura e governadores da região Amazônica, dentre outros.

O Sebrae Maranhão é um dos parceiros do Agrolab Amazônia e participa do evento oferecendo oito palestras com especialistas sobre os seguintes temas: logística de distribuição da produção; elevação de produtividade na pecuária de leite; fabricação de bebidas lácteas; adequação das propriedades leiteiras à instrução normativa 76/77; normas sanitárias para o setor de produção de leite; benefícios da inseminação artificial na pecuária leiteira; programa Balde Cheio e oportunidades na região Tocantina e a importância do marketing e da inovação no agronegócio.

E, além disso, também estarão presentes na feira de negócios, em estande virtual, onde 15 empresas maranhenses vão expor produtos e serviços voltados ao agrobusiness. Já estão confirmadas as participações da Fazenda Baixinha (Cachaça Capotira), Sítio Vertentes e Reserva do Zito (cachaças artesanais), Tiquira Brasil Guaaja, Açaí A +, Açaizeiro, Indústria Carajás (produtos alimentícios), Guga Fernandes Beauty (produtos alimentícios e cosméticos veganos) e Prazer do Brasil (bebidas).

“Este ano em especial com a pandemia do novo coronavírus, o Sebrae Maranhão viu no Conecta Sebrae - Agrolab Amazônia uma oportunidade para proporcionar experiências inovadoras aos negócios rurais do Maranhão, promovendo o acesso a novos mercados e a participação nessa que será a maior vitrine do agronegócio da região amazônica. O objetivo é aproximar o setor rural maranhense de soluções de inovação relacionadas à cadeia produtiva do agrobusiness, gerar negócios e promover o acesso aos debates sobre o agronegócio regional”, analisa a coordenadora de Encadeamento Produtivo do Sebrae no Maranhão, Larissa Leite.

Para o empresário Jorge Fortes, da Cachaça Capotira, a participação na Agrolab Amazônia abre caminho para uma maior divulgação do produto. “Nossa expectativa é bastante positiva com relação a uma maior divulgação do nosso produto, em uma região forte na economia nacional e onde nosso produto ainda não está presente, e para a prospecção de negócios e parcerias comerciais. Vamos participar das rodadas de negócios nacionais e internacionais na perspectiva de fechar negócios”, explica Fortes.

Já para a empresária Guga Fernandes, da Guga Fernandes Beauty, para a Agrolab Amazônia a expectativa é “das melhores”, pela oportunidade de divulgação de produtos (como a linha de vitaminas e minerais, nanotecnologia, soft gel e cosméticos veganos) e por ser um ambiente de contato com tecnologias e acesso a potenciais mercados e parceiros comerciais e também de capacitação através das palestras, cursos e dos debates sobre o agronegócio amazônico. “Tenho convicção de esse evento vai abrir inúmeras oportunidades para a nossa marca, tanto no mercado interno como no exterior”, comenta ela. “Estamos muito entusiasmados com o evento, que mesmo sendo online, sinaliza que o mundo mudou e as pessoas e os mercados já se adaptaram às novas mudanças”, completa a empresária.

Como funcionará - O Agrolab Amazônia acontece em plataforma online, onde cada participante terá acesso ao ambiente virtual em três dias de intensa programação. Para ter acesso ao Agrolab Amazônia, basta você acessar o endereço www.agrolabamazonia.com e fazer o seu cadastro para receber todos os conteúdos, programação e demais detalhes do evento. Lembrando que para participar das palestras oferecidas pelo Sebrae Maranhão, você precisa estar cadastrado no evento.  

AMAZÔNIA LEGAL EM NÚMEROS

A Amazônia Legal foi instituída pela Lei 1.806, de 06/01/1953, com o objetivo de definir a delimitação geopolítica com fins de aplicação de políticas de soberania territorial e econômica para a promoção de seu desenvolvimento.

A região ocupa quase 5,2 milhões de km², correspondendo cerca de 58,9% do território brasileiro. Abriga 12% da população, 8% do PIB e 10% dos imóveis rurais, a maioria dos quais de caráter familiar, com área inferior a 100 hectares.

É composta por nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão), um total de 772 municípios.

O Maranhão (181 dos 217), apesar de ser o estado com o maior número de municípios, tem apenas 79,3% do seu território (ou 261.350,785 km²) integrado à área de abrangência da Amazônia Legal.

Em 2017 a região atingiu 8% do total do PIB brasileiro – um avanço em relação aos 5,8% registrados 20 anos antes e aos 7,2% de 10 anos atrás.

Segundo dados do IBGE, a participação dos municípios da Amazônia Legal no Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu de 6,9%, em 2002, para 8,6%, em 2016.

Fontes: Ipea (2019/20) e IBGE (2018).


SERVIÇO:

CONECTA SEBRAE – AGROLAB AMAZÔNIA

REALIZAÇÃO: SEBRAE RONDÔNIA

DATA: de 22 a 24/09/2020

INSCRIÇÕES: (www.agrolabamazonia.com)

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário