terça-feira, 29 de setembro de 2020

Simples ações em casa podem evitar acidentes envolvendo eletricidade. Nos casos de incidentes com energia elétrica um dos principais fatores de risco é a falta de atenção, por isso, a Equatorial Maranhão elencou algumas dicas básicas para que você possa tomar os devidos cuidados e garantir a segurança de toda a família.

·Água e energia elétrica não combinam: Por ser um condutor de eletricidade, a água pode potencializar uma descarga elétrica, tornando o choque mais perigoso. Por isso, evite tocar em plugues ou tomadas com mãos e/ou pés molhados. Além disso, certifique-se que o ambiente esteja completamente seco e utilize um calçado com solado de borracha sempre que for manusear qualquer eletrodoméstico.

·Troca de lâmpadas: Tome cuidado para que no momento da troca não haja contato com a parte metálica, pois há risco de choque elétrico. Sempre desligue o disjuntor antes de realizar qualquer tipo de manutenção elétrica, inclusive a troca de lâmpadas.   

·Fique atento às instalações elétricas da casa: Os cuidados com a fiação são indispensáveis, pois além de poder gerar um desperdício de energia por conta do superaquecimento dos fios, uma má instalação também pode provocar um curto circuito. Lembre-se: As instalações elétricas devem ser revisadas por um profissional qualificado, no máximo a cada 5 anos.

·O uso de “T” ou benjamins podem trazer muitos riscos: Nunca conecte vários aparelhos em uma mesma tomada. O uso de benjamins pode sobrecarregar a rede elétrica e provocar curtos circuitos. Se faltam tomadas para seus equipamentos elétricos significa que a instalação não está adequada para a situação de carga que está ocorrendo.

·Protetores de tomadas: Para evitar possíveis acidentes com crianças em casa o mais indicado é colocar protetores de tomadas.

·Não utilize o celular enquanto estiver carregando: Isso é perigoso devido ao risco de choque enquanto o aparelho está conectado à tomada. Não utilize carregadores que não sejam os originais dos aparelhos a serem carregados e nem carregadores que apresentem problemas ou falhas.

·Tenha cuidado com instalações de antenas: Para instalar a antena de forma segura é necessário que o profissional tome a distância mínima de até 3 metros da fiação elétrica. Além disso, evite realizar o serviço em dias chuvosos ou com muita ventania. Observe o ângulo de queda da antena caso ocorra algum problema, desta forma evitará acidentes.

·Vai construir ou reformar? Para evitar acidentes certifique-se que a obra está distante o suficiente da fiação elétrica. Ao fazer reparos nas instalações de sua casa, desligue os disjuntores ou a chave geral. Nunca manuseie objetos metálicos próximos à rede elétrica, lembre-se de manter uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica e obedeça ao código de postura de seu município.

A prevenção sempre será a melhor alternativa para evitar acidentes com energia elétrica, por isso, fique alerta aos mais simples cuidados em casa, eles podem salvar vidas e garantir uma maior segurança para você e seus familiares.

Outras orientações: Se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

Informação:  Ascom da Equatorial Energia Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário