domingo, 11 de outubro de 2020


*Artigo do governador Flávio Dino

Há 8 anos, este dia 11 de outubro passou a ter um significado muito representativo em todo o mundo. Instituída pela ONU como Dia Internacional da Menina, a data marca um dia de mobilização em torno de causas relevantes para toda a humanidade por impactar a vida de milhões de meninas, por sua condição de gênero.

Nós do Governo do Maranhão nos juntamos à defesa e promoção dos direitos das crianças, porque a justiça social e o acesso a direitos são as principais marcas de nossa gestão. Ao lado da Plan Internacional, que coordena ações pelo Dia Internacional da Menina, reforçamos o nosso empenho em proteger e fortalecer os direitos básicos das meninas.

A maranhense Bruna Vitória assumiu simbolicamente a função de Governadora por um dia, na data de ontem. Acompanhando algumas inaugurações virtuais, o ato reforçou a campanha e fortaleceu a importância do protagonismo infanto-juvenil nas políticas públicas.

Este ano, em meio a desafios tão difíceis, a campanha do Dia da Menina traz como tema “#ConectadaseSeguras”, destacando outra pandemia urgente de ser tratada: a violência online. Muito graves e quase sempre silenciosos, os abusos e assédios que ocorrem no ambiente virtual têm se multiplicado assustadoramente.

A pesquisa global realizada pela Plan em 22 países aponta que 58% das meninas entrevistadas sofreram algum tipo de assédio virtual. No Brasil, o índice é mais preocupante: 77% das meninas foram vítimas. Portanto, é preciso direcionar atenção a esse tema social tão relevante, a partir de um compromisso amplo com valores democráticos e humanistas. Entendo que a sociedade civil, as instituições públicas e as empresas de tecnologia, cada uma em sua dimensão, têm suas responsabilidades.

A nossa “governadora por um dia”, Bruna Vitória, teve oportunidade de participar de duas inaugurações. A primeira, do Instituto de Educação do Maranhão – Integral Bilíngue, experiência pioneira em rede estadual no Brasil, com alfabetização em português e inglês. Vamos atender, inicialmente, as séries iniciais do Ensino Fundamental na nova unidade, em tempo integral e gratuitamente. Também inauguramos o inédito Shopping da Criança, na Praia Grande. Em ambiente amplo e acessível, reunimos assistência à saúde e lazer para nossas crianças, com ofertas de consultas médicas e de espaços para diversão da criançada, inclusive para comemorar aniversários.

Os novos equipamentos se somam a outros serviços fundamentais às crianças maranhenses, como a Casa Ninar, que oferta acolhimento e tratamento a crianças com problemas de neurodesenvolvimento; o Serviço de Oncologia Pediátrica na Região Tocantina; e o novo Hospital da Criança de Colinas, compondo um complexo materno-infantil que atende aos municípios da região, descentralizando atendimentos especializados de saúde por todo o estado.

Acredito na força de nossas crianças como alicerces para um país mais justo, digno e desenvolvido. Para isso, precisamos cuidar das novas gerações, protegendo a vida, seus direitos e oportunizando esperança de dias melhores.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário