quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Movimento dos Catadores e Catadoras de resíduos sólidos no Maranhão e representantes do Poder Público estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (22), em plenária para formular a criação de uma rede estadual de fortalecimento para o segmento. 

Representantes e cooperados de 13 municípios dialogaram sobre ações de fortalecimento e monitoramento de informações sobre o Projeto Pró Catador, idealizado pelo Governo do Maranhão, através da criação da Rede Estadual de Catadores e Catadoras. 

O secretário do Trabalho Jowberth Alves destacou a importância da plenária como forma de valorização dos catadores(as). “O Governo do Maranhão tem feito um trabalho de acompanhamento com os catadores e catadoras de resíduos sólidos. Realizamos Seminários Territoriais em diversas regiões do Estado, ouvindo e discutindo propostas com a missão de integrar representantes do segmento, proporcionando condições de trabalho dignas”, pontuou o gestor. 

A presidente da Cooperativa de Catadores de Catadoras de Materiais Recicláveis de Itapecuru Mirim (COOPECARIM), Fabiana Oliveira, ressaltou a importância da realização da plenária. “Este é um momento ímpar, onde estão vindo representantes de outras cooperativas e associações, que jamais tiveram a oportunidade de serem ouvidos antes, e agora poderão, através da criação desta Rede, reivindicar seus direitos para exercerem seu trabalho”, afirmou.

Pró Catador

O projeto beneficia mais de 1.800 catadores de 19 cooperativas e associações, em 15 municípios do estado, estimulando a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovendo a inserção social e inclusão socioeconômica.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário