terça-feira, 13 de outubro de 2020

Em São Luís poucos candidaturas  foram selecionados por se comprometerem com práticas e pautas  populares a partir do legado de Marielle

Os compromissos de trabalho que envolvem lutas sociais e defesa de pessoas e coletividades vulnerabilizadas do advogado e militante em Direitos Humanos, Rafael Silva, para a Câmara Municipal de São Luís, estão alinhados com a Agenda Mariella Franco. São pouco mais de 300 candidaturas em 150 cidades brasileiras com diretrizes em construir cidades, bairros e periferias mais justas, inclusivas, sustentáveis e com respeito à diversidade. 

Na sua diretriz de campanha, o advogado que presidiu a Comissão de Direitos Humanos da OAB/ MA de 2016 a 2020, da qual foi vice-presidente no período de 2010 a 2014, defende uma Câmara Municipal mais combativa em relação às violações de direitos, focada na construção  de políticas públicas e de legislação municipal com ampla participação popular, enriquecida pelas diferenças, que lute contra preconceitos, racismos e segregações. 

“A Câmara Municipal deve ser um espaço de acolhimento para as demandas populares na reivindicação de melhores condições de vida na cidade”, finalizou Rafael.

Marielle foi uma referência de luta e resistência. Colaborou imensamente ao incentivar uma política que deve ir além da proposição de projetos de lei. Entre os compromisso de trabalho de Rafael Silva para a Câmara Municipal de São Luís estão:

- Luta contra racismos e políticas de segurança pública que respeitem o direito à vida

- Respeito à diversidade de gênero e sexual e defesa de direitos sexuais e reprodutivos

- Dignidade de vida nas periferias, contra racismos e preconceitos que sofrem seus moradores

- Políticas para justiça econômica e economia solidária, atentas à geração de emprego e renda

- Saúde pública, gratuita, de qualidade e integral e defesa do SUS

- Educação pública, gratuita, de qualidade e transformadora, para formação crítica e libertadora

- Cultura, esporte e lazer numa perspectiva popular

- Plano Diretor participativo para cidade inclusiva, democrática, acessível e com mobilidade urbana;

- Políticas de acolhimento para a infância;

- Compromisso com as lutas populares;

- Defesa de orçamento participativo;

- Defesa de direitos humanos.

As práticas de fazer política dos candidatos selecionados  estão alinhadas com as de Marielle Franco: Diversificar, não Uniformizar; Coletivizar, não Individualizar; Ampliar,  não Limitar; Puxar, não soltar; Cuidar, não abandonar; Honrar, não apagar e Encarar, não se encastelar. 

Informação: Yndara Vasques

0 comentários:

Postar um comentário