sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Um dia após sua abertura, que contou com a presença de diversas lideranças do setor e dos ministros Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo, Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, e Ricardo Sales, do Meio Ambiente, e debates sobre os impactos da pandemia, o Congresso Nacional de Hotelaria 2020 (Conotel) encerrou sua programação nesta quinta-feira (29), com o painel “Trabalhando o Novo Normal – Hotelaria, Turismo, Agenciamento, Aviação e Eventos”.

No painel que encerrou a programação do Conotel 2020, participaram Chieko Aoki, presidente da Blue Tree, Patrick Mendes, CCO da Accor Global, Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Claiton Armelin, diretor Executivo de Produto Terrestre Nacional da CVC Corp, Toni Sando, presidente da Unedestinos, e Alexis Pagliarini, presidente executivo da Ampro – Associação de Marketing Promocional.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, lembrou que a Covid-19 foi brutal para a economia e devastadora para o Turismo. “Não temos estoque em nosso segmento, logo a cada noite vendida é prejuízo total. Quando temos uma queda de 20% de mercado, até conseguimos suportar, mas 95% do jeito que foi a hotelaria não aguenta. Na pandemia ficamos com apenas 5% abertos, que serviram para receber passantes e mais profissionais”.

A moderação do debate ficou a cargo da VP da ABIH Nacional, Erica Drummond. “Este novo normal está presente para sempre, a hotelaria sabe dos novos procedimentos, a hotelaria está pronta, continua com toda aquela  hospitalidade que não podemos perder. Como podemos fazer para que essa hospitalidade possa ser manter alegre, receptiva e para que os procedimentos não sejam tão rígidos no futuro e assim retomar os serviços que conhecemos completos?”, indagou.

Blue Tree

A presidente da Blue Tree Hotéis, Chieko Aoki, afirmou que os procedimentos serão mantidos até a chegada da vacina. Por outro lado, celebrou os tempos de mudanças. “Temos que esperar mais um pouco para que as pessoas e empresas entendam que as cidades e os hotéis estão seguros. E como não temos vacina, não dá para mudar os procedimentos ainda. Estamos hoje vivendo um momento importante e prazeroso, momentos de mudanças, porque tudo acaba se ajustando”, destacou.

A cultura dos resorts, com atividades e muita agitação, segundo Chieko, terá que ser trazido para dentros dos hotéis, com uma maior generosidade para com o cliente. “Nos nossos hotéis do Nordeste temos números bastante animadores, com expectativa de melhora de ocupação para o fim do ano”, disse a presidente da Blue Tree, que também revelou sua visão geral de como a rede hoteleira está se comportando neste “novo normal”.

“No início da pandemia, trabalhamos o caixa para que durasse durante a pandemia, fomos muito conservadores, e hoje já está tudo equacionado. Revimos a questão da sustentabilidade e da biossegurança dos hotéis e logo tivemos reconhecimento do mercado, que está mudando. Temos hoje hotéis com 60% dos quartos abertos, outros que só podem trabalhar com 50% de ocupação e com relação às unidades de São Paulo precisamos fazer um trabalho maior para retomar o mercado. A preocupação hoje da Blue Tree são os hotéis corporativos”, destacou.

Accor

Quem também participou do painel foi ex-CEO para América Latina e o atual CCO da Accor Hotels, Patrick Mendes, que fez um balanço da operação da rede na América Latina, hoje com 90% hotéis já reabertos. “Chegamos a fechar 80% dos hotéis, de abril a julho, e hoje já estamos com 90% das unidades reabertas. Os 10% que permanecem fechados, em grande parte, são aqueles que compartilham do mesmo local. As unidades estão reabertas, mas não estão cheias. Vamos fechar outubro com 30% de ocupação média no Brasil, ainda longe de um nível aceitável”, destacou.

Informação Completa: Mercado e Eventos 

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