sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Parceiro do evento, Sebrae colabora na programação técnica, com participação de empreendedores do turismo e economia criativa (gastronomia) em uma programação de Lives especiais que acontecem durante o evento. Empresários veem no evento ambiente de aprendizado, intercâmbio e divulgação de seus negócios

Festival das Tulhas: espaço de valorização da gastronomia e empreendedorismo


De 13 a 15 de outubro, a gastronomia maranhense e sua incomparável combinação de sabores e influências estarão em destaque na 4ª edição do Festival das Tulhas.

O evento, que este ano acontece virtualmente pelo Instagram e Youtube, reunirá 120 convidados de todo o Brasil e de fora do país, chefes antenados e uma imensa gama de negócios e empreendedores de segmentos ligados à gastronomia, cadeia do turismo e o artesanato e negócios criativos, além de parceiros, instituições públicas e privadas e um público crescente interessado no universo da gastronomia.

A realização do Festival é da  Associação Maranhense de Artesãos Culinários – AMAC, com o apoio de parceiros como o Sebrae, que colaborou com a programação técnica e viabiliza a participação de empreendedores do turismo e economia criativa (gastronomia) em uma programação de Lives especiais que acontecem durante o evento.

Com essa participação, abre-se espaço para um “diálogo” entre as diversas atividades dentro desse ambiente de diversidade e de oportunidades, que caracterizam o turismo e a economia criativa, potencializando possibilidades como, por exemplo, a oferta de vivências gastronômicas nos roteiros turísticos, dentre outras, sempre na perspectiva de valorização das particularidades da gastronomia maranhense e dos negócios criativos e do turismo.

Passeios náuticos e ecoturismo são o forte da Jânio Tour, que já tem mais de 20 anos de mercado

Estão nesse time, empreendedores como Léo Júnior Aguiar (Jânio Tour Receptivo) e Metuzael Lisboa Aguiar (Restaurante Pôr do Sol), ambos de Raposa – MA; e, ainda, Rafael Campos de Sousa (Fazenda Caruma, produtor da Farinha Biriba, de Pinheiro).

Os três aproveitaram a janela aberta pela participação no Festival Mercado das Tulhas para mostrar suas empresas, como elas atuam e como a integração pode favorecer a divulgação de seus produtos e serviços e até com a incorporação de diferenciais ligados à gastronomia típica ao turismo de experiências.

No mercado há 22 anos, a Jânio Tour oferece, entre outros produtos, passeios náuticos e roteiros de ecoturismo diários aproveitando o potencial natural de dunas e manguezais costeiros de Raposa. Para ele, a oportunidade aberta com o Festival Mercado das Tulhas amplia os horizontes do negócio, que já tem nome no mercado, possibilitando pensar em novos produtos e em um estreitamento de laços com o viés gastronômico dentro de tendências como o turismo de experiências. “Esse momento, de conhecer mais a fundo essa perspectiva, nos mostra que não só isso é possível, como o turista tem demandado muito dentro dessa tendência, que é, sem dúvida, uma grande oportunidade”, analisa o empreendedor. Emocionado durante a Live, Léo lembrou que o empresário precisa desse tipo de iniciativa para vislumbrar novas chances de crescimento. “É muito difícil começar um negócio, sem dinheiro, apostando no nosso sonho. Por isso, todos os momentos de crescimento e de aprendizado são válidos”.

Metuzael e a esposa comandam o Restaurante Pôr do Sol

Outro participante da Live, o empresário Metuzael Lisboa Aguiar, comanda com a esposa há 12 anos, o Restaurante Pôr do Sol, que já trabalha na perspectiva de valorização da gastronomia maranhense. Ele destaca o conhecimento de produtos da nossa culinária, alguns típicos de determinadas regiões do estado, como muito positivos para o crescimento dos negócios. “Conhecer melhor esses produtos e poder fazer esse intercâmbio com produtores, com outros empresários, é muito gratificante e promissor. Esse espaço aberto pelo Festival certamente vai nos trazer novas ideias e perspectivas muito boas”, reflete Metuzael. 

“Começamos com pouca experiência e estamos crescendo, buscando superar as nossas dificuldades e oferecer, ao turista principalmente, serviços de qualidade cada vez melhor, com inovação e foco no que nosso cliente deseja. Com esse formato de Lives, o Festival das Tulhas será realmente muito bem sucedido, aproximando empreendedores de seus clientes e possibilitando mais aprendizado para eles. E o Sebrae, ao apoiar essa iniciativa, está nos apoiando primeiramente, ajudando a descobrir novos caminhos”, completa o empresário.

Sabor e Memórias

Reunindo chefs do Maranhão e de todo o Brasil, de renome nacional e internacional, o Festival das Tulhas contará ainda, entre os 120 convidados, com sommeliers, mixologistas, mestres cervejeiros, pesquisadores, técnicos, empresários do ramo gastronômico, de bebidas, de cerimonial, estudantes, jornalistas, designers, artesãos e representantes de instituições do Turismo, do poder público e de ensino.

Os objetivos são a troca de conhecimento e experiências, criação de redes de relacionamento entre pessoas, empresas e instituições com interesse comum na cultura gastronômica, promovendo o que é do Maranhão e apresentando tecnologias da produção de alimentos. 

Luis Walter Muniz: Festival inova este ano, em versão digital, abrindo oportunidades para empreendedores locais

De acordo com o coordenador de Cultura e Turismo do Sebrae no Maranhão, Luis Walter Muniz, o Sebrae soma nessa parceria fomentando a participação dos empreendedores de diversos pólos turísticos locais fomentando esse intercâmbio de aprendizado e conhecimento, a identificação de oportunidades e novas perspectivas de atuação em uma base onde a gastronomia venha a ser um viés condutor. “O Festival das Tulhas 2020 vem de uma forma inovadora e oportuna promover essa integração muito saudável entre os diversos públicos do evento e entre empreendedores e seus clientes, na perspectiva da abertura de novas oportunidades, especialmente neste momento de pandemia”, comenta o coordenador. 

Espaço Consolidado - Já consolidada no calendário do estado, a iniciativa volta-se para um variado público – que vai de organizações, produtores, estudantes e pesquisadores das cadeias produtivas da cultura da gastronomia, até profissionais da agricultura, da culinária, do turismo e da comunicação e toda a comunidade interessada.

As inspirações e referências do Festival neste ano trafegam pelos sabores e memórias do Maranhão e o que traz de lembrança àqueles que já conheceram o Maranhão: tempero seco (cominho + pimenta do reino), corante de urucum (colorau), folha de louro, cheiro verde (coentro + cebolinha), azeite de coco babaçu, leite de coco, pimenta de cheiro, porco preto, castanha do Maranhão, queijo de são bento, juçara, manga, maracujá, caju, tiquira, compotas, Zé Pereira, peixe da água doce e salgada, farinha biriba e muitas outras delícias.

Idealizador do Festival das Tulhas, o chef Junior Ayoub

O Festival das Tulhas 2020 pretende aguçar as memórias afetivas dos participantes, do sabor, do cheiro, da troca de calor humano (mesmo em tempos de distanciamento social), conforme afirma o chef Júnior Ayoub, idealizador e coordenador do evento, membro da AMAC. “Contaremos a história que cada um de nós tem construído a cada dia. Dividiremos, com todos, nossas experiências, vivências, seja nos Mercados do Mundo, na Cozinha, no Balcão do Bar, colocando Água na Brasa ou a Mão na Massa, sempre exercendo a Arte de Receber Bem, Harmonizando, Ao Vivo e em cores, gravado em Vídeos, Áudios ou Textos e até mesmo com Fotos, Músicas e Danças. Deixando nosso Estado no Mapa”, descreve poeticamente a programação o chef Júnior Ayoub.

Do virtual ao presencial: Programação

A programação – composta por vídeos, intercalados por lives –  acontece ao longo de três dias, de 9h às 21h (De 13 a 15/10), com transmissão pelo You Tube e Instagram do Festival – @amac.ma

Informação: Sebrae-MA 

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