sexta-feira, 30 de outubro de 2020


Excepcionalmente, a edição de 2020 dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) está sendo realizada inteiramente de maneira online. Paralelamente às disputas esportivas de nove modalidades (basquete, capoeira, futsal, ginástica rítmica, judô, karatê, surfe, taekwondo e xadrez), os JELs deste ano contam com uma vasta programação de cursos de capacitação gratuitos na área do desporto escolar destinados a professores, gestores e acadêmicos de Educação Física. Na abertura dessas atividades, foi realizado o curso “Metodologia do Ensino dos Esportes de Invasão”, ministrado pelo professor Chicão Castelo Branco, instrutor Conmebol de futebol de areia e futsal e atual técnico da seleção peruana de futebol de areia e futsal.

Os cursos de capacitação integram a programação dos JELs 2020, que é um evento promovido pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), cuja execução é de responsabilidade da Federação Maranhense Desporto Escolar (Femade). O principal objetivo dessas atividades é qualificar quem trabalha diretamente com o desporto escolar no Estado.  

“Quando idealizamos os JELs deste ano, queríamos que o evento fosse além das competições e, por isso, decidimos fazer algo que alcançasse, além dos atletas, todos os profissionais envolvidos no dia a dia do desporto escolar. Com estes cursos, pretendemos levar conhecimento a quem está diretamente ligado ao esporte. Levando como base o primeiro curso que desenvolvemos com o professor Chicão, tenho certeza de que essa iniciativa será um sucesso absoluto”, disse o secretário municipal de Desportos e Lazer, Jasson Lago Junior.

Considerado um dos principais e mais vitoriosos técnicos de futebol de areia e futsal da América do Sul, o maranhense Chicão Castelo Branco levou para o curso realizado nesta semana um pouco de sua experiência adquirida fora do país, priorizando os modelos de metodologia de ensino adotados mundo a fora.

“Quis levar um pouco da minha experiência e vivência fora do país como instrutor da Conmebol e levar essa realidade para os professores de São Luís, mostrar para eles o que está acontecendo na América do Sul e no mundo a nível de metodologia de ensino. Por ser um curso online, facilita muito porque estou em outro país, minimiza custos e ainda consegue nos aproximar por meio da web. A gente conseguiu desenvolver uma forma, uma metodologia boa para esses cursos online, que não ficam desgastantes. Conseguimos dinamizar um pouco o processo e fazer com que todos participem das aulas de forma bem efetiva”, explicou Chicão.

Próximos cursos

Após a realização deste curso “Metodologia do Ensino dos Esportes de Invasão”, outros nove cursos e três oficinas estão programadas para ocorrer até o mês de dezembro. De acordo com o cronograma da organização dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs), estão abertas as inscrições para o curso “Metodologia do Ensino dos Esportes de Marca”, que será ministrado pelo professor Dr. Alex Fabiano a partir da próxima terça-feira (3 de novembro).

A atividade é destinada a professores, gestores e acadêmicos de Educação Física. Informações sobre os cursos e oficinas estão disponíveis no site http://femade.cbde.org.br/ e no aplicativo da Femade, disponibilizado as lojas de aplicativos Google Play (Android) e Apple Store (iOS).

Informações sobre os Jogos Escolares Ludovicenses assim como os detalhes de como serão realizadas as competições esportivas de forma online estão disponíveis no site oficial do evento (http://femade.cbde.org.br/) e nas redes sociais (@femadeoficial). Quem preferir, pode entrar em contato com a organização dos JELs pelos telefones (98) 98895-8474 ou (98)98329-2709.

Informação: AP Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário