quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Álvaro Antônio participou da abertura do evento e destacou ações do MTur para o enfretamento da pandemia e para retorno das atividades no setor

Durante a abertura da edição especial do Conotel 2020 (Congresso Nacional de Hotéis), realizada nesta quarta-feira (28.10), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou a importância destes empreendimentos para a retomada do setor no país. Ao lado do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, o ministro pontuou, também, a necessidade de todos do segmento em aderir ao selo “Turismo Responsável”. Atualmente, mais 5,3 mil meios de hospedagens se cadastraram na plataforma.

“O setor hoteleiro tem um papel fundamental para a retomada do nosso setor. Principalmente, neste momento em que estamos construindo um conjunto de ações que será lançado logo mais, junto com o presidente Bolsonaro. Nossa intenção é fazer com que o Brasil saia com um passo a frente nesta retomada, já que temos uma força grande no turismo doméstico”, disse Álvaro Antônio na cerimônia de abertura do evento, que conta com os principais líderes do segmento.

Após a fala do ministro, a vice-presidente da ABIH Nacional, Érica Drumond, destacou o atual momento do setor. “A gente pode resumir em uma palavra: confiança. Mostrar para o turista que todos os segmentos - aviação, o setor hoteleiro e os demais - estão preparados. Levar confiança para que eles se sintam mais seguros durante as viagens”, destacou.

Com o objetivo de apresentar um panorama sobre todos os itens relacionados ao pós-pandemia, o Conotel 2020 faz parte da programação da Semana da Hospitalidade Equipotel. O período será composto por vários conteúdos que vão inspirar a hospitalidade e o turismo a se reerguerem nos próximos meses.

RECURSOS – Ainda em seu discurso, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, pontuou o trabalho realizado pela Pasta para o escoamento dos R$ 5 bilhões, autorizados pela lei nº 14.051/20. “Para que o dinheiro pudesse escoar e chegar na ponta foi uma batalha grande que foi vencida há pouco mais de dez dias. Outra batalha é a capilaridade, ou seja, fazer com que este recurso chegasse na ponta. Conseguimos fazer o credenciamento da Caixa Econômica Federal e também do Banco do Nordeste”, disse. Segundo ele, outros meios, também, foram viabilizados para isso. “Conseguimos, por outra Medida Provisória, que o Fungetur pudesse acessar o Pronampe, atendendo as micro e pequenas empresas, e o FGI do BNDES, atendendo às medias e grandes empresas”, finalizou.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário