quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Começou hoje, na cidade universitária, a entrega dos chips aos alunos que se inscreverem no Edital Auxílio Inclusão Digital. A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES) montou uma estratégia para dar mais celeridade aos recebimentos. Os chips estão sendo entregues, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Auditório Sérgio Ferreti (Ceb Velho, perto do Banco do Brasil), no horário das 9h às 13 horas. A partir do dia 19, a entrega passa a ser feita na PROAES, também das 9h às 13h. Para receber, o aluno precisa levar documento pessoal de identificação e estar de máscara. Quem tiver alguma dúvida sobre o recebimento deve entrar em contato com a pró-reitoria no e-mail inclusaodigital@ufma.br.

Além dos alunos de graduação, a UFMA optou por direcionar  parte dos chips para o atendimento aos estudantes do Colégio de Aplicação da UFMA (COLUN) e os da Pós-Graduação, que estão enquadrados nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica.

Hoje também começaram a ser encaminhados os chips que vão para os oito câmpus do interior. A previsão da PROAES é de que, até segunda-feira (19.10), todos os câmpus já tenham recebido e estejam entregando aos discentes contemplados.

Os chips foram recebidos em São Luís, no último sábado. O reitor, Natalino Salgado Filho, foi pessoalmente à agência de entregas da TAM para retirar a encomenda. Depois, foi feito todo o trabalho de registro e separação dos lotes, ação conjunta da PROAES e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). "Esta ação de distribuição dos chips será fundamental para a eficácia do semestre letivo de forma remota e híbrida que estabelecemos e marca também o esforço da universidade em não deixar nenhum dos nossos estudantes sem acesso às aulas e demais atividades na graduação", enfatizou o reitor.

ESTRATÉGIA NACIONAL - A disponibilização dos chips aos alunos da UFMA faz parte de uma estratégia nacional, denominada Programa Alunos Conectados, efetivada pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A RNP está apoiando o Ministério da Educação na contratação de serviço móvel pessoal, com o intuito de fornecer internet a estudantes de baixa renda matriculados em universidades federais e nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O MEC tem feito, desde que iniciou a pandemia, um grande esforço para dotar os estudantes de conectividade. Esta estratégia tem dado resultados. Por conta dessas ações, todas as universidades federais já retomaram suas atividades com aulas na graduação, na modalidade remota e/ou híbrida.

Cada chip tem 20 gigabytes de capacidade e será utilizado pelos estudantes para o acesso às aulas remotas do calendário 2020.1, que iniciou em 14 de setembro e vai até 18 de dezembro. Entre o dia 14 de setembro e o recebimento do chip, os estudantes da UFMA foram contemplados com um auxílio inclusão digital/pacote de dados, no valor de R$ 50,00 para que tivessem internet, de forma emergencial.

“A PROAES fez um esforço imenso para conseguir atender a todos os discentes, com equipamento e conectividade, de modo que ninguém ficasse prejudicado no período remoto”, afirmou Leonardo Soares, pró-reitor da PROAES.

Para a estudante Noely Aguiar Oliveira, do curso de Artes Visuais, que recebeu o chip em São Luís, esta medida vai ajudar muito no seu semestre letivo: “A gente não tem condições de ficar recarregando o chip nem de acompanhar as aulas. Com este benefício, a gente pode acompanhar as aulas e não perder o período”.

CHIPS e TABLETS – O esforço da UFMA não está restrito aos chips. Antes, a universidade adquiriu, com recursos captados por meio de projeto, mil tablets e fez a entrega, no mês de setembro,  aos alunos que se inscreverem em edital específico. Todos os alunos que receberam os tablets serão contemplados com os chips.

A previsão do MEC é de atender, em todo o país, a mais de 400 mil estudantes.

EDITAL ABERTO – Para os alunos que não se inscreveram no edital Inclusão Digital na UFMA ainda dá tempo. Quem tiver interesse, basta acessar o edital neste link e fazer sua inscrição.

Informação: UFMA 

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