terça-feira, 24 de novembro de 2020

 As Mulheres do MST, da Marcha Mundial das Mulheres, estão articulando a luta junto aos demais movimentos populares com um Ato de Base Popular no dia 25 de novembro às 17h na Praça Deodoro. A nossa proposta é fazermos uma intervenção artística e de luta, no dia que representa o sacrifício de Las Mariposas - caso do brutal assassinato das ativistas políticas em 25 de novembro de 1960, as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Terersa,), durante ditadura da República Dominicana no regime autoritário de Rafael Leônidas Trujilo (1930-1961). Este fato marcou a  Luta Internacional de enfrentamento à Violência contra as mulheres, data proposta pelo movimento feminista, em 1981, durante o primeiro Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, realizado em Bogotá, Colômbia. 

Por todas que vieram antes de nós, as que foram assassinadas na luta, em casa ou na rua, nós mulheres não deixaremos que nos matem. Nossa luta e resistência é por uma sociedade sem violência. Estamos trabalhando o lema das Campanhas da Jornada MST "Cultivar afetos,  derrotar a violência", da Marcha Mundial das Mulheres "A violência não é o mundo que a gente quer" e da Rede de Agroecologia do Maranhão "Com violência doméstica não há agroecologia". 

Estão neste ATO coletivo as mulheres de luta do movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu - MIQCB, a FETAEMA, a Rama, ACESA, o Fórum Maranhense de Mulheres, A Rede de Mulheres Negras do Maranhão (Remnegra), a Comunidade Quiribal de Cajapió, a União por Moradia Popular, o Núcleo Artístico Feminista (NAFEM), o Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, o Sindomésticas, o GUME, as Mulheres Unidas de Argola e Tambor, as mulheres do PT, Tijupá, Coletivo Nós,  Coletivo de Mulheres Rosas Vermelhas, entre outros movimentos. 

A mobilização do Ato de 25 de novembro acontecerá  nos municípios de: Pedreiras com a Liga das Mulheres Pedreirenses, MMM, Quebradeiras de Coco Babaçu; Itapecuru, Imperatriz, Açailândia: com as mulheres do MST, trabalhadoras rurais, entre outros movimentos sociais.

QUANDO?

Quarta-feira, 25 de novembro, às 17h

 ONDE?

Praça Deodoro - Próximo ao sinal do Banco do Brasil

Concentração: Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis 

Contatos da Organização:

Dayana Roberta (98713-8542) - Marcha Mundial das Mulheres - MMM/MA

Kátia Gomes (99105-1658) Movimento Sem Terra - MST/MA

  


0 comentários:

Postar um comentário