sábado, 14 de novembro de 2020

Com o objetivo de desenvolver um espaço educativo, de comunicação e desconstrução de atitudes machistas e violentas, o Ministério Público do Maranhão tem desenvolvido, desde 2012, por meio da 2ª Promotoria Especializada de Defesa da Mulher de São Luís, o Grupo Reflexivo para homens. A iniciativa da promotora de justiça Selma Martins é realizada com base na experiência do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Os participantes são homens que sofreram sanção referente a medidas protetivas por violência doméstica.

Em vídeo sobre o Grupo Reflexivo, publicado no canal oficial no YouTube do MPMA, Selma Martins destacou a importância da iniciativa como canal de comunicação, bem como os resultados alcançados. “Durante as sessões, conseguimos uma aproximação com eles, criando uma relação de confiança. Assim, eles sabem onde procurar um local para conversar e mudar. O que notamos é a inexistência de casos de reincidência entre os participantes”, afirmou a promotora de justiça.

A psicóloga Denyse Campos, que conduz as sessões, falou sobre a mudança de comportamento dos participantes. “O grupo faz o indivíduo desconstruir ideias e preconceitos perpetuados ao longo de uma vida. Eles também aprendem o desenvolvimento de novas habilidades, como a importância do diálogo para resolução de conflitos", ressaltou.

Na avaliação de Leandro Jansen, participante do grupo, os conhecimentos adquiridos levaram-no a uma mudança de atitudes. “Foi um período de aprendizado em que, inicialmente, discutimos a construção da personalidade do homem em relação à masculinidade tóxica. Vimos como a sociedade impõe comportamentos que levam o homem a acreditar que os conflitos devem ser resolvidos da maneira dele. Assim, eu compreendi que todas essas questões são fatores que levam ao relacionamento abusivo”.

Veja o vídeo completo sobre o Grupo Reflexivo aqui.

Informação: MPMA 

0 comentários:

Postar um comentário