quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Ações foram discutidas em reunião nesta segunda-feira e devem começar em janeiro do próximo ano

O Ministério do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) irão promover uma série de atividades de capacitação para agências de turismo brasileiras interessadas em atuar no receptivo de turistas chineses. É uma preparação para a retomada das viagens internacionais, que deve atender aos protocolos de biossegurança contra a Covid-19. A decisão pela organização conjunta das capacitações foi definida em reunião realizada nesta segunda-feira (09.11) entre a Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur e a Embratur.

O primeiro webinário, com foco na capacitação das agências selecionadas, deve ocorrer em janeiro de 2021 e, na sequência, serão oferecidos outros cursos com foco no mercado chinês de turismo, orientando agências brasileiras em relação às peculiaridades do viajante chinês, como língua, costumes e preferências. A China é um dos principais emissores de turistas para o mundo: cerca de 150 milhões de chineses viajam anualmente ao exterior. Contudo, pouco mais de 60 mil (0,05%) têm como destino o Brasil, principalmente para negócios.

“Demos um passo importante para a qualificação das agências brasileiras para atrair mais viajantes chineses ao Brasil. Queremos explorar o enorme potencial desse mercado e que o Brasil fica à margem. Atraímos poucos turistas chineses, principalmente no que se refere ao turismo de lazer. Estas capacitações nos ajudarão a mudar esta realidade”, declarou William França, secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo.

CREDENCIAMENTO - Na última semana, o Ministério do Turismo abriu um credenciamento de agências de viagens interessadas em trabalhar com o receptivo de chineses no país. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de dezembro (acesse AQUI a página de inscrição. O resultado desse credenciamento deve ser divulgado em 20 de dezembro. Para participarem do processo, as agências deverão estar regularizadas junto ao Cadastro Nacional do MTur, que reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur). No ano passado, 295 agências foram habilitadas.

“Pelo perfil de consumo que o turista chinês possui, com um gasto médio elevado, é muito importante para a economia brasileira que ampliemos esta participação. Isto representará a entrada de divisas internacionais, geração de receitas, mais emprego e renda no turismo local”, avaliou o Assessor Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Antonio Otavio Sá Ricarte.

O Ministério do Turismo também atua junto a outros países da América Latina para aprimorar a experiência de chineses na região das américas, a exemplo do trabalho conjunto com a Argentina pela promoção das Cataratas do Iguaçu.

Informação: Ministério do Turismo 

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