quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Alta no índice de atividades turísticas entre agosto e setembro deste ano chega a 11,5% 

As atividades turísticas registraram aumento pelo quinto mês consecutivo, apontando o reaquecimento do setor. O índice cresceu 11,5% em setembro na comparação com agosto e os destaques vão para os serviços de transporte aéreo de passageiros (19,2%) e de alojamento e alimentação (9,1%). No acumulado dos últimos cinco meses analisados o setor já registra um ganho de 88,8%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avalia que as consecutivas altas na movimentação econômica do setor indicam que as ações adotadas pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo, ajudaram a reduzir o impacto da pandemia de Covid-19 no setor. “Seguimos trabalhando para mostrar que estamos prontos para fazer do turismo um dos pilares da recuperação econômica do nosso Brasil, respeitando todos os protocolos de biossegurança”, ressalta.

A quinta taxa positiva seguida para o indicador foi registrada em todas as 12 unidades da federação onde esse indicador é investigado, com destaque para Bahia (33,7%), Distrito Federal (26,2%), Goiás (19,35) e Ceará (18,2%). (Veja abaixo)

Desde os primeiros casos do novo coronavírus, o governo federal adotou todas as medidas necessárias para proteção do turismo brasileiro e de seus trabalhadores. Entre estas ações estiveram a garantia da manutenção de empregos, regulamentação das relações de consumo, oferta de crédito para empreendedores e a garantia da segurança sanitária para os turistas.

RETOMADA DO TURISMO – Na última terça-feira (10), o Governo Federal lançou a Retomada do Turismo e a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”. Trata-se de uma aliança nacional que, com segurança e responsabilidade, busca acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da Covid-19, após a paralisação das atividades.

Liderada pelo Ministério do Turismo, a iniciativa reúne esforços dos setores público e privado, terceiro setor e Sistema S para que o turismo retome plenamente as atividades de maneira gradual e planejada, voltando a gerar emprego e renda no país. São 32 entidades nacionais ligadas à cadeia produtiva do turismo.

A Retomada do Turismo reúne um conjunto de programas, projetos e ações que vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos, até a realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos. Também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços tanto na oferta de cursos para a adoção aos protocolos sanitários que garantam segurança para turistas e trabalhadores do segmento, quanto para melhoria de atendimento, considerando as tendências do mercado.

Para saber mais sobre a retomada acesse AQUI.

Pesquisa Mensal de Serviços - Volume de Atividades Turísticas

                        Variação Agosto/Setembro de 2020

UF

Variação %

BA

33,7

DF

26,2

GO

19,3

CE

18,2

SC

17,9

PE

17,8

RS

15,9

ES

14,4

PR

11,7

MG

8,0

RJ

7,9

SP

6,0

BRASIL

11,5

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário