segunda-feira, 16 de novembro de 2020


Em nossa vida particular e em todas as áreas profissionais assim como no Turismo é preciso mudar para conseguir evoluir. Precisamos abrir mão de conceitos pré estabelecidos, de opiniões pré concebidas para então reconhecermos as nossas fragilidades locais, identificarmos novas oportunidades e corrigir os percursos que necessitam de correção, tornando as possibilidades mais apropriadas ao momento e a atividade.

Dentro dessa perspectiva, venho considerar a necessidade de uma real e efetiva integração e união dos agentes locais - órgãos competentes, gestores, empreendedores e a sociedade como um todo pois, não existirá avanço sustentável para o Turismo em nosso Estado se não tivermos a participação coletiva e o engajamento daqueles que veem no turismo uma oportunidade para o desenvolvimento.

Esse esforço coletivo proporcionará uma visão ampla acerca da realidade local, bem como dos desejos e anseios em relação ao Turismo. Quanto maior for a participação de toda uma comunidade no planejamento e na dinâmica do desenvolvimento do turismo em nosso estado, maiores serão os benefícios, as ofertas poderão ser melhor estruturadas, teremos melhor operacionalização da atividade, a qualidade dos produtos e serviços será aumentada e teremos o trabalho de base sendo realizado e nos dando a oportunidade de crescer de maneira sustentável, sólida e assegurando que as políticas públicas atendam os interesses da comunidade.

Qual o maior desafio para esse processo?

Fazer as pessoas com diferentes interesses e de diferentes setores sentarem, discutirem e atuarem juntas, obtendo um ponto comum nas decisões considerando que o objetivo de cada pessoa interessada esteja ligado a construção de algo maior e que envolve toda a cadeia produtiva do turismo local. Fazer os envolvidos compreenderem que suas necessidades precisam deixar de ser individuais e passem a ser necessidades que atendam o coletivo.

A atividade turística precisa estar orientada para a transformação adequada de um ambiente de modo a trazer benefícios tanto para aquele que desfruta da atividade como para aquele que é parte do meio em que ela ocorre, a comunidade local.

Renata Costa

Turismóloga/ Especialista em Mkt e Gestão de Pessoas

Empreendedora

Diretora Efetiva da Associação Comercial do Maranhão

Membro do Conselho Estadual de Turismo


Um comentário:

  1. Gostei,Renata Costa.
    A meta é o coletivo, esta a visão sistêmica.
    Não tem sido o chamado "samba de uma nota só."
    Assim, parabéns pelo adensado artigo. Roberto Pereira

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