sexta-feira, 13 de novembro de 2020


Todos os dias utilizamos diversos produtos que podem se tornar lixo eletrônico.  Monitores de computadores, carcaças de telefones celulares e baterias, pilhas, lâmpadas, computadores, televisores, câmeras fotográficas e impressoras, são alguns exemplos. Os resíduos provenientes do descarte de equipamentos eletrônicos caracterizam esse tipo de lixo.

Segundo novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o lixo eletrônico gerado no mundo chegou ao recorde de 53,6 milhões de toneladas em 2019. O Global E-Waste Monitor 2020, da ONU, sublinhou que apenas 17,4% dessa quantidade foi reciclada. O Brasil está, juntamente com Portugal e Angola, entre os maiores produtores de lixo eletrônico dentre as nações de língua portuguesa.

O descarte inadequado desse tipo de lixo pode causar inúmeros danos à saúde humana, dos animais e ao meio ambiente; devido às substâncias químicas encontradas em sua composição, que podem provocar doenças e contaminação do solo e da água.

Onde descartar o lixo eletrônico em São Luís?

Se você detectou algum lixo desse tipo em casa, descarte de forma correta nos pontos de entrega voluntária, localizados em ecopontos e lojas, espalhados por São Luís.

Mas lembre, os Ecopontos não aceitam notebooks e celulares por conta da bateria. E, caso o endereço seja de uma loja, entre em contato antes do descarte para saber a disponibilidade do coletor.

Para saber onde descartar lâmpadas, eletrodomésticos, pilhas e baterias, clique aqui e informe-se sobre os pontos de entrega voluntária.

Informação: Sema-MA 

0 comentários:

Postar um comentário